Blog

Microlearning na EaD: conheça 10 formatos para aplicar!

microlearning na ead, microlearning, ead

Microlearning na EaD é uma abordagem pedagógica que fornece conteúdo educacional em unidades pequenas e facilmente assimiláveis.

Em vez de sessões de aprendizagem extensas e intensivas, oferece informações em partes menores, geralmente de curta duração.

Sendo assim, esses “microconteúdos” são projetados para serem acessíveis, rápidos de consumir e facilmente compreendidos.

Dessa forma, permite que os alunos aprendam em intervalos curtos de tempo, seja durante uma pausa no trabalho, enquanto estão em movimento ou em qualquer momento conveniente.

O microlearning é amplamente utilizado em ambientes de aprendizagem corporativa, treinamento profissional, educação formal e informal.

Devido à sua eficácia em fornecer informações rapidamente e de forma eficiente, atende os alunos com pouco tempo disponível para se dedicar ao aprendizado prolongado.

Conheça as vantagens do microlearning, lendo nosso artigo sobre o assunto

Mas, como aplicar o microlearning na EaD? É o que você vai ver no texto a seguir!

Como funciona o microlearning na EaD?

As características principais do microlearning, que você deve considerar ao implementar essa abordagem no seu curso EaD, incluem:

  • Conteúdo condensado: os materiais de aprendizagem são apresentados de forma concisa, ou seja, focam nos pontos-chave e essenciais do tópico.
  • Acessibilidade: os microconteúdos são facilmente acessíveis a partir de dispositivos móveis, computadores ou outros dispositivos conectados à internet, permitindo que os alunos aprendam onde e quando for conveniente para eles.
  • Flexibilidade: os alunos têm a flexibilidade de aprender em seu próprio ritmo e de acordo com suas próprias necessidades, podendo consumir os microconteúdos sempre que tiverem alguns minutos disponíveis.
  • Repetição: incorpora a repetição de conceitos-chave através de diferentes formatos de conteúdo, ajudando os alunos a reforçar e memorizar o material de aprendizagem.
  • Multimídia: os microconteúdos podem incluir uma variedade de formatos para atender às diferentes preferências de aprendizado dos alunos.
  • Engajamento: os microconteúdos envolvem e interessam os alunos, incentivando a participação ativa e mantendo sua atenção ao longo do tempo.

10 formatos de microlearning na EaD

O microlearning na EaD é uma abordagem é projetada para se adequar ao estilo de vida moderno, onde os alunos muitas vezes têm pouco tempo disponível.

Os formatos comuns de microlearning, são:

  1. Vídeos curtos

Vídeos instrucionais ou explicativos com duração de alguns minutos, que abordam conceitos específicos de forma rápida e acessível.

  1. Infográficos

Gráficos visuais que apresentam informações e conceitos de forma clara e concisa, usando elementos visuais como gráficos, ícones e texto.

  1. Quizzes e questionários

Atividades interativas que testam o conhecimento dos alunos sobre um determinado tópico e fornecem feedback imediato sobre suas respostas.

  1. Flashcards para microlearning

Cartões de aprendizado que apresentam informações breves, como conceitos-chave, definições ou perguntas e respostas, para assim ajudar os alunos a revisar e memorizar o conteúdo de forma rápida e eficaz.

  1. Podcasts

Áudios curtos que apresentam informações ou discussões sobre tópicos específicos, permitindo que os alunos aprendam enquanto estão em movimento, como durante deslocamentos ou exercícios físicos.

  1. Simulações e demonstração

Atividades interativas que permitem aos alunos experimentar cenários práticos e aplicar conceitos em um ambiente simulado, proporcionando uma experiência de aprendizado prática.

  1. Artigos ou posts de blog

Textos curtos que abordam um tópico específico de forma sucinta e acessível, ou seja, oferece aos alunos informações rápidas e relevantes.

  1. Microlearning em redes sociais

Conteúdo educacional compartilhado em redes sociais, como vídeos curtos no TikTok ou Instagram, tweets informativos no Twitter ou postagens breves no LinkedIn.

  1. Gamificação ou atividades interativas

Jogos simples e atividades interativas que desafiam os alunos a aplicar conceitos ou resolver problemas de forma rápida e divertida.

  1. Resumos e recapitulações

Resumos breves que destacam os pontos-chave de um determinado tópico ou conceito, dessa forma, ajuda os alunos a revisar e relembrar informações importantes de maneira rápida.

Conclusão

Esses formatos de microlearning são projetados para oferecer flexibilidade e conveniência aos alunos.

Dessa forma, permite que eles aprendam em pequenas doses sempre que tiverem alguns minutos disponíveis, seja em seus dispositivos móveis, computadores ou outros dispositivos conectados à internet.

_______________________________

Crie cursos online com a eadSimples!

Nossa plataforma EaD oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de comunicação e avaliações!

Lembrando que nosso plano gratuito é vitalício, com possibilidade de upgrades. Além disso, você não precisa pagar comissão por vendas.

Solicite acesso gratuito para testar!

Artigos Relacionados