Blog

Microlearning corporativo: conheça as vantagens!

microlearning corporativo, modelo de aprendizagem, plataforma ead para empresas, treinamentos

O microlearning corporativo tem ganhado destaque nas práticas educativas empresariais, isso porque é um modelo de aprendizagem mais rápido e pode ser facilmente realizado online, em uma plataforma EaD para empresas, trazendo diversas vantagens para realizar os treinamentos. 

Trata-se de um “micro aprendizado”, ou seja, são pequenas sessões de ensino para aprender um conhecimento ou habilidade pontuais, em torno de dois a cinco minutos.

O processo de aprendizagem ocorre através de atividades rápidas, os conteúdos dos treinamentos são subdivididos em pequenas etapas, um assunto é abordado por vez, de maneira sintetizada.

Vantagens do microlearning corporativo

O microlearning corporativo é um modelo de aprendizagem que amplia o foco no conteúdo que está sendo ministrado e acelera a assimilação, pois os conhecimentos são apresentados em pequenos blocos de informações objetivas e sintetizadas, descartando o que não é relevante no momento.

Isso não quer dizer que é um aprendizado superficial, pelo contrário, cada bloco oferece toda a informação necessária para construir um conhecimento específico por vez. 

A soma dos blocos garante que o aluno aprendeu cada parte que compõe o todo, ou seja, ele encerra um tópico para iniciar outro, tornando a aprendizagem mais significativa e eficaz.

O microlearning corporativo torna os treinamentos mais rápido e gera resultados antecipadamente, cada novo conhecimento já pode ser aplicado no trabalho, sem precisar se estender em um único assunto com treinamentos longos.

Além disso, pode ser ministrado online na sua plataforma EaD para empresas, otimizando o tempo da organização e dos colaboradores, e também proporcionando mais flexibilidade de horário e local para aprender.

Outro ponto positivo do microlearning corporativo online, é a possibilidade de personalizar os conteúdos, podem ser adaptados conforme a necessidade de cada colaborador. Isso também estimula o engajamento dos colaboradores a participarem dos treinamentos e aperfeiçoar suas habilidades.

Esse modelo de aprendizagem pode ser aplicado para diferentes treinamentos, por exemplo:

  • Onboarding de novos colaboradores ou clientes;
  • Atualização das políticas da empresa;
  • Formação de vendedores para novos produtos ou serviços;
  • Engajamento de colaboradores;
  • Ensinar atividades pontuais;
  • Cursos livres sobre um tema específico;
  • Aquisição de uma habilidade pontual.

De modo geral, o microlearning corporativo contribui com o aumento da produtividade, quanto mais conhecimentos focados e de fácil aquisição os colaboradores recebem, melhor será seu desempenho em suas atividades.

___________________________________________________________________

Procurando uma plataforma EaD para empresas? A eadSimples é a melhor opção!

Nossa plataforma oferece todos os recursos necessários para criar treinamentos online e aplicar o microlearning corporativo!

Temos um ambiente virtual de aprendizagem completo para a sua empresa, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de interação, acompanhamento do desempenho dos alunos, certificados e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados