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Pesquisa de satisfação para curso EaD: 8 dicas para criar a sua!

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Uma pesquisa de satisfação para curso EaD pode te ajudar a melhorar a qualidade do seu produto, afinal, obtém o feedback da experiência do cliente.

Dessa forma, contribui com a fidelização e o aumento das vendas,  pois você entende as necessidades, expectativas e opiniões dos clientes, podendo se adequar ao que eles esperam.

Veja no texto a seguir, como criar uma pesquisa de satisfação para curso EaD!

8 dicas para criar uma pesquisa de satisfação para curso EaD

Para criar uma pesquisa de satisfação para curso EaD de forma eficaz, é importante seguir algumas etapas iniciais básicas:

1. Defina seus objetivos com a pesquisa de satisfação

Antes de começar a criar a pesquisa, é fundamental ter claro o que você deseja alcançar com ela.

Por exemplo, você quer avaliar a satisfação geral dos clientes, entender a percepção sobre um produto específico ou identificar áreas de melhoria no atendimento ao cliente?

2. Escolha o método de coleta de dados

Existem várias maneiras de coletar dados para uma pesquisa de satisfação para curso EaD, incluindo questionários online e entrevistas pessoais.

Portanto, escolha o método que seja mais adequado para o seu público-alvo e que permita obter as informações necessárias de forma eficiente.

3. Desenvolva as perguntas

As perguntas da pesquisa devem ser claras, objetivas e relevantes para os seus objetivos.

Você pode incluir perguntas de múltipla escolha, perguntas abertas para feedback detalhado e escalas de classificação para avaliar diferentes aspectos da experiência do cliente.

4. Evite viés nas perguntas

É importante evitar qualquer tipo de viés nas perguntas da pesquisa de satisfação do cliente, para garantir que os resultados sejam precisos e imparciais.

Sendo assim, evite usar linguagem sugestiva ou direcionar as respostas dos participantes.

5. Teste a pesquisa

Antes de lançar a pesquisa para o público-alvo, faça um teste piloto com um grupo pequeno de pessoas para identificar quaisquer problemas ou confusões nas perguntas.

6. Divulgue a pesquisa de satisfação

Após garantir que a pesquisa está pronta, divulgue-a para o seu público-alvo.

Você pode divulgar por e-mail, redes sociais, no próprio site do seu curso, assim como outros canais de comunicação.

7. Analise os resultados

Após coletar as respostas, analise os resultados. Identifique padrões, tendências e áreas de melhoria com base nas respostas dos clientes.

8. Tome medidas

Com base nos resultados da pesquisa, tome medidas concretas para melhorar a satisfação do cliente.

Por exemplo, você pode implementar mudanças no seu curso EaD, ajustar processos internos ou melhorar o atendimento.

Ao seguir essas etapas, você poderá realizar uma pesquisa de satisfação para curso EaD eficaz, ou seja, que fornecerá insights valiosos para melhorar a experiência do cliente e fortalecer o relacionamento com eles.

Como fazer a pesquisa de satisfação para curso EaD?

O método mais utilizado para conduzir uma pesquisa de satisfação do cliente é o Net Promoter Score (NPS).

NPS é uma escala que varia de −100 a +100, baseada em uma pergunta simples:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o curso EaD?”

Com base nas respostas dos clientes, eles são classificados em três categorias:

  • Promotores (Pontuação de 9-10): extremamente satisfeitos e propensos a recomendar seu curso EaD, ou seja, são considerados os defensores da sua marca.
  • Neutros (Pontuação de 7-8): satisfeitos, mas não tão entusiasmados. Sendo assim, podem ou não recomendar o curso.
  • Detratores (Pontuação de 0-6): clientes insatisfeitos que podem prejudicar sua reputação ao fazer críticas negativas e desencorajar outros clientes em potencial.

O cálculo do NPS é feito subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.

Portanto, o NPS pode variar de −100 (se todos os clientes forem detratores) a +100 (se todos os clientes forem promotores).

Dessa forma, uma pontuação positiva pode ser considerada boa, enquanto uma pontuação negativa sugere áreas de melhoria.

Para aplicar o NPS na pesquisa de satisfação para curso EaD, você pode perguntar:

“Em uma escala de 0 a 10, qual seu grau de satisfação com…?”:

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