Blog

Blockchain na educação: 5 formas de usar

blockchain na educação, segurança aos dados, processos educacionais

O blockchain na educação é uma inovação para os processos educacionais, que além de proporcionar maior segurança aos dados, otimiza e facilita as tarefas cotidianas das instituições de ensino.

A tecnologia do blockchain é conhecida por garantir a segurança das criptomoedas, consiste em um mecanismo de banco de dados avançado, o qual realiza o compartilhamento transparente de informações na rede de uma organização.

O blockchain armazena dados em blocos interligados em uma cadeia, esses dados são cronologicamente consistentes, já que não é possível excluir ou modificar a cadeia sem permissão da rede. A segurança aos dados é garantida devido à criptografia.

Desse modo, é possível criar um ledger (livro-razão) inalterável ou imutável para monitorar todo tipo de transação, evitando o acesso de pessoas não autorizadas, garantindo a segurança e consistência dos dados.

Entenda no post de hoje, como a tecnologia do blockchain pode ser utilizada nos processos educacionais!

O que é blockchain na educação?

O blockchain na educação pode proporcionar maior segurança aos dados dos processos educacionais, pois permite criar um livro-razão que registra os mais diversos tipos de informações com extremamente segurança.

Livro-razão é um registro que coleta dados cronológicos de todas as transações realizadas pela escola, que organiza por contas individualizadas.

Trata-se de um histórico detalhado de transações, que pode ser consultado sempre que necessário, uma vez que as informações arquivadas são confiáveis, pois não podem ser excluídas ou alteradas.

Dessa forma, os dados dos alunos são registrados e arquivados com segurança, otimizando os processos educacionais, pois respeitam a cronologia das informações e facilitam a busca por documentos.

5 maneiras de utilizar o blockchain na educação

Para entender melhor como o blockchain na educação pode ser utilizado, confira a seguir, 5 exemplos!

1. Emissão de diplomas com o blockchain na educação

O diploma digital já é utilizado pelas universidades brasileiras, desde 2021 o MEC oferece essa solução, devido à segurança que o blockchain na educação garante na emissão e armazenamento desse documento.

A versão digital de diplomas tem a mesma validade que a impressa, pois conferem assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

A veracidade das informações podem ser confirmadas por meio de assinaturas digitais e uso de chaves públicas de criptografia.

O diploma digital só foi possível devido à tecnologia do blockchain na educação, que tornou o processo de emissão, a entrega e o armazenamento dos diplomas muito mais prático, rápido, barato e seguro.

2. Consulta simplificada

O banco de dados criado com a tecnologia do blockchain na educação, armazena as informações organizadas cronológica e individualmente, facilitando a busca e emissão de documentos.

Por ser uma rede descentralizada, mas segura, as instituições de ensino podem permitir que qualquer pessoa consulte e emita documentos pela internet, uma vez que não podem ser modificados, apenas consultados.

Dessa forma, otimiza os processos educacionais de consulta, arquivamento e emissão de documentos, não é preciso comparecer à instituição para ter acesso às informações.

3. Compartilhamento de informações

Com o blockchain na educação, fica mais fácil compartilhar informações entre as instituições de ensino, por ser descentralizado e seguro, é possível acessar os dados de maneira simplificada.

A descentralização da rede permite que dados sejam consultados e tramitados de maneira segura e transparente, facilitando os processos de matrícula e transferência escolar, por exemplo.

4. Proteção de acervos intelectuais

A tecnologia do blockchain na educação registra a data e o horário em que um dado é criado, isso ajuda a proteger os acervos intelectuais, ou seja, artigos, livros, pesquisas, projetos e estudos.

Dessa forma, é possível comprovar a autoria dessas obras e garantir a autenticidade do trabalho intelectual, evitando o plágio, por exemplo.

5. Redução de fraudes

O blockchain na educação evita a falsificações de documentos e golpes com a venda de diplomas falsos, por exemplo, uma vez que as informações originais não podem ser alteradas ou excluídas.

Além disso, existe o registro imutável de um documento, como diplomas e resultados de provas, concursos, vestibulares, etc., seguros por meio da criptografia.

Concluímos, então, que o blockchain na educação pode trazer diversos benefícios aos processos educacionais, sobretudo a segurança de dados e informações sobre os alunos.

___________________________________________________________________

Para criar, hospedar, vender e ministrar cursos online, conte com a eadSimples!

Nossa plataforma EaD oferece todas as ferramentas necessárias para realizar o processo de ensino e aprendizagem a distância, entre elas:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Aulas ao vivo;
  • Fóruns;
  • Chats;
  • Espaço para armazenamento de arquivos;
  • Integração para vídeos externos;
  • Avaliações;
  • Emissão de certificado;
  • Planos de assinatura;
  • Loja para vender cursos online;
  • Suporte.

Além disso, temos um plano gratuito para sempre e você não precisa pagar comissão por vendas, ou seja, pode monetizar seus cursos online e só paga por um plano quando alcançar mais alunos.

Solicite acesso grátis na eadSimples agora mesmo!

Para conhecer todos os nossos planos, acesse o link.

Continue acompanhando o blog para ler mais artigos como este!

Artigos Relacionados