Blog

Linha do tempo da EaD no mundo

ead no mundo, cursos online, plataforma de ensino

A EaD no mundo é bastante popular atualmente, a busca por cursos online cresce a cada dia, pois atende as necessidades da vida contemporânea, facilitando a aquisição de conhecimentos de qualquer lugar, através da internet e das plataformas de ensino, que foram aperfeiçoadas e proporcionam uma educação de qualidade.

Embora seja uma tendência, a EaD no mundo teve início no século XVIII, mas era bem diferente de como é hoje, levou muito tempo para ser aceita pela sociedade e ganhar a proporção atual. Confira a linha do tempo no post de hoje.

O início da EaD no mundo foi por volta de 1728, os primeiros registros dessa modalidade de ensino foram os cursos por correspondência, ou seja, os materiais eram enviados pelos correios para a casa dos alunos.

Esses cursos eram oferecidos na cidade de Boston, nos Estados Unidos, onde os alunos aprendiam taquigrafia por correspondência, marcando o início da EaD no mundo.

Cerca de cem anos depois, em 1833, a Universidade de Lund, na Suécia, passou a oferecer um curso formal por correspondência, ampliando ainda mais a EaD no mundo.

Em 1840, a Inglaterra também iniciou a oferta do curso de taquigrafia por correspondência.

Na Alemanha, a partir de 1856, já era possível aprender um novo idioma na modalidade a distância.

A partir do século XIX, a EaD no mundo começou a ser aplicada em diversos outros países, permitindo as milhares de pessoas que moravam longe das instituições de ensino estudar em casa.

No início, a EaD no mundo tinha como foco a educação profissionalizante, diferente de como é hoje, todas as etapas de ensino podem se beneficiar dessa modalidade de ensino.

Desde os primeiros registos da EaD no mundo, ela sempre esteve acompanhada de evoluções tecnológicas, se aperfeiçoando ao longo do tempo e acompanhando as transformações e necessidades sociais:

  • Em 1910, os cursos eram realizados por meio de materiais impressos;
  • Posteriormente foram adotados os slides;
  • Em 1940, o rádio era utilizado para compartilhar o conteúdo do material;
  • Em 1950, com o surgimento da televisão, começaram os primeiros telecursos;
  • Em 1990, os cursos passaram a ser ministrados por computadores ampliando ainda mais a EaD no mundo.

Atualmente, a EaD está amplamente consolidada no mundo todo, e com o avanço da tecnologia, a tendência é que essa modalidade siga em constante crescimento. Já temos videoaulas, aulas online ao vivo, chats e fóruns para interação, realização de atividades e avaliações, tudo graças a plataforma de ensino.

A eadSimples possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online, garantindo um ensino à distância de qualidade aos seus alunos.

Com nossa plataforma de ensino, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados