Blog

Marketing no WhatsApp: 10 maneiras para utilizar!

Marketing no WhatsApp, WhatsApp, estratégia de divulgação

Marketing no WhatsApp pode ser uma excelente estratégia de divulgação dos seus produtos, devido à popularidade do aplicativo, bem como o seu potencial de alcance do público e as ferramentas que oferece para compartilhar informações.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, revelou que 92% dos brasileiros utilizam o WhatsApp. Além disso, é o aplicativo mais acessado pelas pessoas o e o qual passam mais tempo conectadas, segundo dados do Mobile Time.

Outro dado relevante, é que 75% dos lojistas utilizam o WhatsApp para se comunicar com o público, divulgar produtos e efetivar vendas, como aponta a pesquisa da Loja Integrada.

Diante desses dados, é importante saber utilizar de maneira assertiva o marketing no WhatsApp, para otimizar sua estratégia de divulgação!

No post de hoje, você vai entender como funciona essa estratégia de divulgação e assim conhecer 10 maneiras para utilizar o aplicativo como ferramenta de vendas.

O que é marketing no WhatsApp?

O marketing no WhatsApp é uma estratégia eficaz para alcançar e se envolver com o público-alvo, logo, as empresas reconhecem seu potencial como um canal de comunicação direta e pessoal com os clientes, assim também utilizando diferentes estratégias para envolver e interagir com o público-alvo.

Além disso, o WhatsApp disponibiliza diversas ferramentas para ajudar você a gerenciar a sua empresa de maneira eficiente e fazer negócios pelo aplicativo. Além disso, facilita a interação com os clientes e permite automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Quais as vantagens do marketing no WhatsApp?

O marketing no WhatsApp oferece várias vantagens para as empresas que desejam se envolver com seu público-alvo de forma direta e personalizada, e assim também divulgar seus produtos.

Conheça as 10 principais vantagens dessa estratégia de divulgação:

1. Alcance global com o WhatsApp

A popularidade do WhatsApp permite alcançar ainda mais o público e igualmente se conectar com clientes em diferentes países e regiões.

2. Catálogo no WhatsApp

é possível criar um catálogo para exibir e compartilhar seus produtos e serviços, diretamente da sua conta comercial no aplicativo.

3. Comunicação direta e instantânea

As empresas podem se comunicar diretamente com seus clientes, estabelecendo uma comunicação instantânea e em tempo real, criando assim uma experiência de atendimento ao cliente mais ágil e eficiente.

4. Personalização e segmentação

O WhatsApp permite que as empresas personalizem suas mensagens e segmentem seu público-alvo com base em interesses, preferências e necessidades específicas. Isso possibilita o envio de mensagens direcionadas e relevantes para diferentes grupos de clientes, aumentando a probabilidade de engajamento e conversão.

5. Maior taxa de abertura e engajamento

As mensagens enviadas pelo aplicativo, geralmente têm uma alta taxa de abertura e engajamento. Dessa forma, os usuários costumam verificar suas mensagens regularmente e estão mais propensos a abrir e responder às mensagens recebidas.

6. Atendimento ao cliente

O WhatsApp pode ser utilizado para fornecer suporte ao cliente em tempo real. Dessa forma, as empresas podem receber perguntas, solucionar problemas e prestar assistência aos clientes diretamente através do aplicativo.

7. Conteúdo multimídia

o aplicativo suporta o envio de diferentes tipos de conteúdo, como fotos, vídeos e mensagens de voz. Isso permite que as empresas criem mensagens mais envolventes e interativas, aumentando o impacto das suas comunicações.

8. Baixo custo

Enviar mensagens pelo WhatsApp é gratuito, além disso, você pode utilizar ferramentas de automação para otimizar os processos.

9. Privacidade e confiança

O aplicativo é considerado um ambiente seguro e privado, assim também ajuda as empresas a estabelecerem confiança com seus clientes. Os usuários valorizam sua privacidade e estão mais propensos a se envolver com marcas que respeitam suas preferências e mantêm a comunicação dentro de um ambiente seguro.

10. Realização de pesquisas e pesquisas de mercado

O WhatsApp também pode ser usado para coletar feedback e realizar pesquisas de mercado. Dessa forma, as empresas podem enviar questionários ou solicitar opiniões dos clientes para obter insights valiosos sobre seus produtos ou serviços.

Em suma, ao aproveitar essas vantagens, as empresas podem fortalecer sua presença online, aumentar o engajamento dos clientes e impulsionar os resultados de marketing.

10 maneiras para utilizar o marketing no WhatsApp

O marketing no WhatsApp pode ser utilizado a partir das seguintes ações:

1. Crie um perfil comercial no WhatsApp Business

O WhatsApp oferece a opção de criar um perfil comercial, assim também você pode exibir informações importantes sobre sua empresa, como descrição, horário de funcionamento, endereço, site e catálogo de produtos ou serviços. Isso ajudará a estabelecer confiança com os clientes em potencial.

2. Construa uma lista de contatos no WhatsApp

Uma das formas de fazer marketing no WhatsApp é construir uma lista de contatos. A princípio, isso pode ser feito de várias maneiras, como incentivando as pessoas a se inscreverem por meio do seu site, redes sociais ou até mesmo em lojas físicas. Contudo, é importante solicitar a permissão primeiro!

3. Segmentação de público

É importante segmentar seu público para garantir que suas mensagens sejam relevantes e direcionadas. De acordo com essa ideia, você pode criar diferentes grupos de contatos ou usar listas de transmissão para enviar mensagens personalizadas com base nos interesses e necessidades dos seus clientes.

4. Mensagens personalizadas

Evite enviar mensagens genéricas para sua lista de contatos. Desse modo, tente personalizar as mensagens de acordo com as preferências do seu público e incentive a interação, fazendo perguntas ou solicitando feedback.

5. Ofereça conteúdo exclusivo

Use o marketing no WhatsApp para oferecer conteúdo exclusivo, como descontos especiais, cupons, promoções ou informações privilegiadas sobre novos produtos. Assim sendo, incentivará as pessoas a permanecerem engajadas com sua marca e a compartilhar suas ofertas com outras pessoas.

6. Utilize recursos multimídia

O WhatsApp permite o envio de mensagens de texto, mas também oferece recursos multimídia, como fotos, vídeos e mensagens de voz. Sendo assim, aproveite esses recursos para criar conteúdo atraente e envolvente que chame a atenção dos seus clientes.

7. Automação de mensagens

Para gerenciar eficientemente as interações com os clientes, você pode considerar o uso de ferramentas de automação de mensagens do WhatsApp. Essas ferramentas permitem que você envie respostas automáticas, crie sequências de mensagens pré-programadas e gerencie melhor o fluxo de conversas.

8. Responda rapidamente

O WhatsApp é uma plataforma de comunicação em tempo real, e os usuários esperam respostas rápidas. Portanto, certifique-se de que sua equipe esteja preparada para responder prontamente às perguntas e consultas dos clientes.

9. Mantenha a privacidade

Ao utilizar marketing no WhatsApp, lembre-se que é uma plataforma de mensagens pessoais, e as pessoas valorizam sua privacidade. Dessa forma, respeite as preferências dos seus clientes em relação ao recebimento de mensagens e evite o envio de spam.

10. Acompanhe e mensure os resultados

Assim como em qualquer estratégia de divulgação, é importante acompanhar e medir os resultados das suas campanhas de marketing no WhatsApp. Sendo assim, use métricas como taxa de abertura, taxa de resposta e taxa de conversão para avaliar o desempenho e fazer ajustes, se necessário.

Lembre-se de que o marketing no WhatsApp deve ser feito de forma ética e respeitosa. Certifique-se de obter o consentimento das pessoas antes de adicioná-las às suas listas de contatos e respeite as diretrizes e políticas de uso do WhatsApp.

___________________________________________________________________

Com a eadSimples é possível criar, hospedar, ministrar e vender cursos online, com chats, fóruns e mensagens diretas para se comunicar com os alunos.

Somos uma plataforma de ensino completa, que oferece um plano gratuito vitalício com possibilidade de upgrades, além disso, você não precisa pagar comissão por vendas.

Experimente grátis nossa plataforma EaD!

Conheça nossos planos!

Artigos Relacionados