Blog

Regras para o grupo de WhatsApp

regras para o grupo de whatsapp para plataforma ead

Regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online são fundamentais para facilitar a comunicação  e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na plataforma EaD.

Confira no post como estabelecer regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online!

Qual o propósito das regras para grupo de WhatsApp?

O grupo de WhatsApp do seu curso online serve para a troca de informações e mensagens, bem como estabelecer um canal de comunicação e interação entre o tutor e alunos.

É ideal para compartilhar avisos importantes sobre o curso online, lembretes com datas de entrega de trabalhos, provas ou aulas ao vivo, e tirar dúvidas sobre atividades ou conteúdos da plataforma EaD.

O propósito é facilitar a comunicação, entretanto, se não houver regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online, é possível que mensagens desnecessárias sejam enviadas e desviem a atenção, prejudicando os diálogos.

Assim, o grupo de WhatsApp será usado exclusivamente para trocar mensagens relevantes sobre o curso online, tornando a comunicação mais produtiva para otimizar o processo de ensino e aprendizagem.

Quais regras para o grupo de WhatsApp devo estabelecer?

As regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online servem para manter a ordem e facilitar a comunicação e o compartilhamento de recados importantes, evitando falhas nos diálogos e na interpretação das informações trocadas.

Entre as principais regras que você pode estabelecer para o grupo de WhatsApp do seu curso online, estão:

1. Regras para o grupo de WhatsApp: Grupo fechado

Uma das principais regras para o grupo de WhatsApp que você pode adotar é manter o grupo fechado para chat, ou seja, só o administrador pode enviar mensagens. Dessa forma, ele serve somente para compartilhar avisos, sem a possibilidade dos participantes comentarem, evitando muitas mensagens na conversa que dificultam manter o foco na mensagem principal.

Você pode orientar os alunos a enviarem mensagens privadas diretas quando tiverem alguma dúvida sobre a informação compartilhada no grupo. Outra opção é abrir o grupo em casos específicos, para todos possam opinar sobre um assunto pontual.

2. Definir dias e horários

É importante estabelecer dias e horários específicos para enviar mensagens, evitar compartilhar avisos a noite, nos finais de semana ou feriados, por exemplo. Os alunos podem não dar a devida atenção e comprometer a comunicação.

Se o grupo for aberto, comunique aos alunos que evitem dialogar no chat durante esses períodos, estabelecendo esse princípio como uma das regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online.

3. Somente para assuntos sobre o curso online

Quando o grupo é aberto e possui muitos participantes, é fundamental restringir o tipo de mensagens que podem ser enviadas, evitando o compartilhamento de conteúdos aleatórios.

Deixe claro que o grupo de WhatsApp do seu curso online serve somente para tratar questões referentes aos conteúdos da plataforma EaD. Além disso, evita discussões.

4. Objetividade

Evite mensagens longas e solicite o mesmo aos participantes sobre essas regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online, para promover diálogos mais objetivos e produtivos, que sirvam para tirar dúvidas e informar.

5. Tornar públicas as regras

Coloque na descrição todas as regras para o grupo de WhatsApp do seu curso online, assim os participantes ficam cientes de como proceder e agir para uma comunicação mais efetiva.

________________________________________________________________________________________________________________

Além do grupo de WhatsApp, você pode adotar uma plataforma EaD para utilizar os canais de comunicação e interação no mesmo ambiente onde o curso online ocorre. Na eadSimples é possível criar, hospedar, ministrar e vender cursos online, com chats, fóruns e mensagens diretas para se comunicar com os alunos.

Experimente grátis nossa plataforma EaD!

Conheça nossos planos!

Artigos Relacionados