Blog

Introdução de vídeo: saiba como fazer!

introdução de vídeo, cursos online, plataforma ead

A introdução de vídeo é essencial para conquistar o interesse do espectador e aumentar as visualizações, pois o início do conteúdo é o que faz prender a atenção para assistir até o final. Isso é válido para todo tipo de vídeo, desde canais do YouTube, até cursos online em uma plataforma EaD.

Para te ajudar a produzir uma boa introdução de vídeo, confira as dicas que separamos para você!

Qual a importância da introdução de vídeo?

A introdução de vídeo apresenta sobre o que será tratado no vídeo, definindo o interesse do espectador em prosseguir assistindo ou trocar de conteúdo, gerando pouco engajamento para você.

De acordo com uma pesquisa, a atenção de quem assiste a um vídeo é capturada nos 10 primeiros segundos antes que ele troque de conteúdo, ou seja, você precisa caprichar no início para garantir sua audiência.

Mesmo que o seu conteúdo seja relevante, ele não será consumido se a introdução de vídeo não for atrativa e consiga vender a sua ideia logo no início, por isso é tão importante iniciar a sua apresentação com uma estratégia.

Como fazer uma introdução de vídeo atrativa?

Para prender a atenção do espectador e despertar o interesse em assistir seu conteúdo, é preciso utilizar algumas estratégias para produzir a introdução de vídeo. Confira algumas dicas para te ajudar!

Criar uma vinheta atrativa para a introdução de vídeo

Uma vinheta personalizada com o nome do seu conteúdo, com recursos gráficos atrativos e uma “pista” sobre o que será abordado ao longo do vídeo, fará toda a diferença para chamar a atenção do público. Deve ser uma breve apresentação para manter a objetividade, não cansar o espectador e fazê-lo esperar muito para ir direto ao assunto.

Crie um storytelling

Insira na introdução de vídeo a técnica do storytelling, que aborda o conteúdo contando uma história, ou seja, logo no início proponha uma reflexão sobre o assunto que será concluída no final. Dessa forma, quem está assistindo vai querer ver até o final para saber o desfecho.

Empregue frases impactantes

Utilizar frases impactantes na introdução de vídeo irá despertar o interesse e a curiosidade do público, pois gera uma reflexão sobre o tema e o conecta com o conteúdo, querendo saber o que mais irá aprender se assistir até o final. Exemplo: “a técnica que vou apresentar no vídeo de hoje irá te surpreender, pois é a melhor que já encontrei!”.

Faça perguntas

Inicie o vídeo com alguma pergunta instigante, que faça o espectador pensar e querer saber a sua resposta, despertando a curiosidade, como “você acha possível conseguir faturar 5k por mês, apenas vendendo cursos online?”.

Ofereça soluções para as perguntas

Quando o público é informado que será apresentada uma solução para uma questão de seu interesse, a probabilidade de prosseguir assistindo o conteúdo é alta. Tome como exemplo a pergunta do item anterior, a solução apresentada na introdução de vídeo seria “vou te contar como é possível chegar nesse resultado”.

Confira as tendências do momento

Para ser relevante e atrair o público, é importante que sua introdução de vídeo seja atual e apresente conteúdos comumente abordados e bastante procurados no momento, tanto no YouTube quanto nos cursos online de plataforma EaD.

Apresente com bom humor

Não há nada mais desmotivador do que alguém muito sério ou mal-humorado ao apresentar um assunto que é para ser interessante, o público certamente perde o interesse e pula para outro. Apresente com simpatia e expressão corporal convidativa.

___________________________________________________________________

Para publicar seus vídeos em cursos online, a eadSimples pode te ajudar!

Nossa plataforma EaD oferece todos os recursos necessários para a aprendizagem a distância: videoaulas, aulas ao vivo, espaço para arquivar materiais, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Artigos Relacionados