Blog

Dicas para usar storytelling em aulas online

Dicas para usar storytelling em aulas online

Saber contar uma história faz toda a diferença na forma em que o público capta a informação. E essa habilidade de compartilhar histórias de forma interessante é mais conhecida como storytelling.

Se engana quem pensa que esse método só pode ser empregado por jornalistas, escritores e roteiristas – a estratégia pode ser utilizada também em sala de aula. 

 

O que é o storytelling?

Storytelling é a habilidade de contar uma história utilizando diversos recursos capazes de persuadir o público e desenvolver conexão. Ou seja, saber contar uma história pode fazer uma pessoa entender algo que jamais teria pensado, criar uma conexão emocional ou persuadir alguém com uma narrativa esclarecedora.

A técnica tem três principais poderes: 

  • Atrair atenção;
  • Gerar compreensão;
  • Tornar memorável;

Quando uma história é contada através de uma narrativa envolvente, a tendência é prestar mais atenção, colocar-se no lugar dos protagonistas e pensar em soluções.

Essa ferramenta, muito utilizada pelo marketing, visa aproximar-se do cliente de fato e gerar conexão.

 

Como aplicar o storytelling?

Primeira dica: É necessário utilizar uma linguagem adequada para quem você está se dirigindo, assim, as pessoas se sentem compreendidas e representadas. Cuide para que o enredo tenha detalhes que agreguem mais interesse para a história ao invés de atrapalhar o entendimento.

Sendo possível colocar as dores reais dos seus clientes – no caso, alunos – para que eles criem um vínculo mais forte com sua marca – conteúdo.

Segunda dica: Como aplicar a técnica também trata-se do conteúdo narrativo a ser utilizado. A história será  informativa, comunicativa, de entretenimento ou de serviço? 

Terceira dica: utilize a fluidez. As técnicas usadas precisam passar despercebidas.

 

Uso nas aulas online

A história precisa estar estruturada, fará sentido e trará mais resultado, então descreva com sentimentos e emoções os pontos relevantes.

Busque conectar seu público através dos objetivos em comum entre a sua solução e o que eles procuram.

 

Já tem um curso para aplicar todas essas técnicas? Se a resposta for sim, hospede já seu curso na plataforma eadSimples.

Entre em contato para saber mais sobre a plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição agora mesmo.

 

Artigos Relacionados