Blog

Modelo de negócio Canvas: para que serve?

model business canvas

O modelo de negócio Canvas serve para facilitar o planejamento da sua empresa, primeiro passo para estruturar as ideias do seu negócio e estabelecer estratégias, como aspectos de mercado, sua proposta de valor, os investimentos necessários, o relacionamento com os clientes, entre outros.

Com esse recurso você otimiza a visualização e compreensão do seu plano, tornando mais organizado esse processo e trazendo melhores resultados para o seu negócio.

Neste post, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o modelo de negócio Canvas: o que é, para que serve, suas principais vantagens e como utilizar a ferramenta na prática.

O que é modelo de negócio Canvas?

O modelo de negócio Canvas, do inglês Business Model Canvas, é uma ferramenta que permite visualizar em um quadro todas as estruturas-base de uma empresa, composta por 9 blocos que resumem as estruturas básicas de um negócio.

Para que serve o modelo de negócio Canvas?

A principal função do modelo de negócio Canvas é ilustrar o plano de negócio de uma empresa, ou seja, ele traduz visualmente os aspectos mais importantes de um plano de negócio, facilitando o trabalho.

Entretanto, não substitui o plano de negócio, apenas ajuda a entender melhor quais os pontos mais importantes que sustentam a empresa, como estrutura de custos, parcerias, público-alvo, características do produto e afins.

Quais são as vantagens do modelo de negócio Canvas?

Aderir ao modelo de negócio Canvas, a principal vantagem é que essa ferramenta facilita a compreensão do plano de negócio, que costuma ser bem trabalhoso, descrito detalhadamente em longas páginas.

Ele transmite a essência do planejamento e destaca os pilares que sustentam o modelo de negócio, também esclarece todo o fluxo de operação da empresa, facilitando eventuais alterações e adaptações.

Trata-se de uma ferramenta flexível que ajuda a tornar a comunicação interna mais objetiva e reduz a burocracia na troca de informações, muito útil para novas empresas, mas também favorece as que estão a mais tempo no mercado. 

Isso porque o Model Business Canvas oferece uma visão mais ampla e integrada da empresa, com uma linguagem comum a todos os colaboradores de diferentes setores do negócio.

Como criar um modelo Canvas para o meu negócio?

Para criar um modelo de negócio Canvas, você precisará preencher o plano com os 9 blocos que resumem as estruturas básicas de uma empresa. Confira cada um deles a seguir!

1. Segmento de clientes

Defina o destino de seus produtos e serviços, ou seja, para quais grupos de pessoas ou empresas o seu negócio está gerando valor. Esse bloco do Model Business Canvas serve para definir as estratégias de comunicação, marketing, relacionamento e vendas mais adequadas para cada segmento de clientes.

2. Proposta de valor

A proposta de valor no modelo de negócio Canvas está voltada às soluções que a sua empresa oferece para os clientes, em outras palavras, os motivos pelos quais os seus clientes devem escolher a sua empresa e não a concorrente. Nesse bloco você definirá como o seu produto ou serviço irá ajudar os clientes, atendendo suas necessidades e expectativas com a solução que oferece.

O Model Business Canvas oferece uma ferramenta complementar para esse bloco, é uma ferramenta que tem como foco o conjunto de benefícios que o seu produto ou serviço tem a oferecer para os seus clientes.

Com esse recurso você consegue mapear e testar a sua proposta de valor, aprofundando os blocos de Proposta de Valor e Segmento de Clientes, descrevendo os seguintes aspectos:

  • Tarefas dos Clientes: descreva as tarefas que seus clientes precisam realizar e os problemas que enfrentam para você oferecer a solução;
  • Dores dos Clientes: aponte os sentimentos e experiências negativas que seus clientes enfrentam com suas tarefas;
  • Ganhos do Cliente: mensure os resultados e benefícios que seus clientes esperam alcançar em suas tarefas;
  • Produtos e Serviços: descreva quais são os produtos e serviços que a sua empresa oferece que podem solucionar os problemas dos seus clientes;
  • Aliviadores de Dores: apresente como suas soluções podem deixá-los satisfeitos; 
  • Criadores de Ganhos: mostre como os seus produtos e serviços podem gerar ganhos significativos para os clientes da empresa.

3. Canais

Preencha o Model Business Canvas com os canais que sua empresa utilizará para divulgar e vender seus produtos e serviços, bem como alcançar os clientes e apresentar a proposta de valor. Defina conforme o canal que cada segmento de clientes prefere ser contatado. 

O ideal é adotar diferentes canais de comunicação com os clientes, que atuem de maneira integrada, por exemplo, as vendas podem ocorrer na loja física ou online, mas também oferecer a possibilidade do cliente comprar através de ambas as opções. 

4. Relacionamento com clientes

Esse bloco do modelo de negócio Canvas aborda os mecanismos e estratégias adotados pela empresa para desenvolver um relacionamento estruturado com cada segmento de cliente.

Deve ser preenchido com o tipo de relacionamento que a empresa irá adotar com cada segmento de cliente, por exemplo, pode ser automatizado ou humanizado, bem como a combinação dos dois.

5. Fluxo de receita

Preencha esse bloco do Model Business Canvas com as fontes de receita do seu negócio, ou seja, como os seus clientes irão fazer o pagamento pelo seu produto ou serviço, como e quanto você cobrará pelas soluções que a sua empresa oferece. Além disso, defina como cada uma das diferentes fontes de receita do seu negócio contribui para o faturamento bruto.

6. Recursos-chave

Refere-se aos recursos necessários para que seu planejamento seja concretizado, junto com a sua proposta de valor, incluindo recursos financeiros, tecnológicos, humanos, etc. Aponte quais são os meios fundamentais para fazer seu negócio funcionar, considerando os blocos anteriores. 

7. Atividades-chave

As atividades-chave preenchidas no modelo de negócio Canvas, definem as ações essenciais para o funcionamento da empresa, ou seja, são as atividades mais importantes para concretizar o trabalho.

Essas atividades se referem as acoes necessárias para oferecer a proposta de valor, manter um bom relacionamento com os clientes e gerar receita para o negócio.

8. Parceiros

Firmar parcerias é fundamental para tornar sua empresa sustentável, portanto, nesse bloco do Model Business Canvas você irá preencher com os fornecedores e as empresas aliadas ou conveniadas que ajudam o seu negócio a funcionar e crescer.

Vale ressaltar que as parcerias-chave para o seu negócio servem para otimizar sua operação, potencializar seus ganhos, reduzir custos e riscos. Lembrando também que sua empresa pode oferecer benefícios para os possíveis parceiros.

9. Estrutura de custo

Preencha esse bloco com os custos de cada operação necessária para o funcionamento da empresa, especificando no seu modelo de negócio Canvas a origem desses custos operacionais.

Descreva também todos os custos que a sua empresa terá para gerar valor para os clientes, para financiar os canais de distribuição, para colocar em prática as estratégias de relacionamento, bem como para gerar receita.

Com uma estrutura de custos bem definida, fica mais fácil desenvolver estratégias de redução de custos, tornando a sua empresa mais sustentável e lucrativa.

Exemplo de modelo de negócio Canvas

 

modelo de negocio netflix canvas

 

Para facilitar seu entendimento de como funciona, apresentamos o Model Business Canvas da Netflix como exemplo, disponibilizado pelo Sebrae seu negócio:

Cada bloco é visualmente organizado para você acompanhar o planejamento com mais facilidade. 

___________________________________________________________________

Se você deseja utilizar o modelo de negócio Canvas par criar um negócio na internet de cursos online, o ideal é estabelecer parceria com uma plataforma EaD de qualidade, como a eadSimples!

A eadSimples reúne tudo que você precisa para vender e ministrar cursos online, além disso, é simples criar páginas, converter visitantes em clientes e fazer seu negócio crescer.

Com a eadSimples grátis, você pode monetizar seu negócio antes de pagar um plano para mais alunos, quando o seu curso crescer. Oferecemos uma plataforma EaD completa, sem precisar pagar comissão por venda!

Clique aqui para saber mais!

Para solicitar acesso grátis agora mesmo, acesse o link.

Artigos Relacionados