Blog

Matriz de treinamento: o que é e como fazer

matriz de treinamento, educação corporativa, treinamentos

Matriz de treinamento é uma ferramenta essencial na educação corporativa, utilizada pelas empresas para planejar os treinamentos dos colaboradores, visando o desenvolvimento de habilidades e a capacitação profissional.

Já falamos em diversos artigos aqui no blog, sobre a importância da educação corporativa, mas, para ela ser eficaz, é preciso planejamento e estratégias para definir de maneira assertiva quais os treinamentos serão realizados.

Sem planejamento e estratégias, o investimento em treinamentos pode não trazer o resultado esperado, gerando prejuízo para a empresa e mantendo o déficit nas habilidades necessárias para executar o trabalho.

Portanto, utilizar uma matriz de treinamentos pode te ajudar a tornar a educação corporativa mais produtiva, trazendo resultados positivos para a empresa e para os colaboradores.

Saiba no post de hoje, o que é matriz de treinamento e como utilizar!

O que é matriz de treinamento?

Matriz de treinamento consiste no levantamento das necessidades de treinamento dos colaboradores de uma empresa, a partir da análise das habilidades que estão em falta e precisam ser desenvolvidas para aprimorar o trabalho.

A matriz de treinamento costuma ser elaborada e utilizada pelo setor de Recursos Humanos da empresa, apresentada em um documento para guiar o planejamento e estratégias.

Nesse documento, são apontadas todas as necessidades de desenvolvimento e as áreas da empresa que precisam ser capacitadas por meio da educação corporativa, ou seja, por meio de treinamentos e projetos educacionais.

Qual a importância da matriz de treinamento?

A matriz de treinamento é muito importante para as empresas porque ajuda a mapear as dificuldades e os pontos que precisam melhorar, traçando estratégias de capacitação dos colaboradores para aprimorar suas práticas laborais.

Essa ferramenta permite identificar pontos de melhorias com justificativas plausíveis, baseadas em dados confiáveis sobre o desempenho dos colaboradores e da empresa na totalidade, apontando quem precisa de treinamento, quais as habilidades a serem desenvolvidas e por qual razão.

O documento da matriz de treinamento, dá respaldo na negociação de investimento em cursos de capacitação, com a liderança da empresa, que aceita mais facilmente liberar verba para este fim.

Além disso, permite organizar o cronograma dos cursos e os conteúdos que serão abordados, para que os colaboradores se programem para participar e se comprometam com a aprendizagem de novas habilidades.

Como fazer?

O primeiro passo para fazer uma matriz de treinamento, é o levantamento das necessidades, isto é, identificar as dificuldades e pontos de melhorias, bem como as habilidades necessárias para suprir os déficits.

Para fazer esse levantamento de maneira mais assertiva e precisa, o ideal é separar por equipe, área ou função, dessa forma, é possível determinar quais treinamentos são mais indicados para cada caso.

Com os dados obtidos, formule um documento com todas as informações e crie uma planilha indicando todos os treinamentos que serão realizados no ano, organizados em um cronograma com data, hora e conteúdos a ser trabalhado.

Para tornar a matriz de treinamento com completa e específica, aborde os seguintes pontos:

  • Objetivos do treinamento;
  • Para qual área ele é indicado;
  • Quando acontecerá;
  • O tempo necessário para realizá-lo;
  • Se é obrigatório, recomendado ou opcional;
  • A origem dos recursos (internos ou com apoio externo);
  • O formato dos cursos (presencial, híbrido ou remoto);
  • O local ou plataforma onde serão realizados os cursos;
  • Se terá certificado de participação.

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece uma solução completa em EaD para as empresas promoverem a educação corporativa e aplicar a matriz de treinamento. 

Nossa plataforma de ensino foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio. Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para  setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para empresas, acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados