Blog

Treinamento interno efetivo: 10 passos para criar na plataforma de treinamento online!

treinamento interno online, treinamento interno, plataforma de treinamento online

Um treinamento interno efetivo pode ser realizado de forma remota, em uma plataforma de treinamento online.

Dessa forma, os colaboradores acessam todos os conteúdos online, com maior flexibilidade e praticidade, aprendendo no próprio ritmo.

O objetivo do treinamento interno, na plataforma de treinamento online, é desenvolver habilidades e conhecimentos dos colaboradores, dentro da própria empresa.

Como resultado, promove a atualização do que eles já sabem, melhora o desempenho dos profissionais e aumenta a eficiência operacional.

Entretanto, a empresa precisa elaborar um bom treinamento interno para ser efetivo. Veja 10 dicas!

10 passos para criar um treinamento interno efetivo

Criar um treinamento interno efetivo requer planejamento e execução assertivos.

Os 10 passos a seguir, podem ajudar a criar um programa de treinamento interno eficaz e disponibilizar na plataforma de treinamento online da sua empresa.

1. Identifique as necessidades de treinamento interno

Realize uma análise das necessidades de treinamento para determinar quais habilidades e conhecimentos os colaboradores precisam desenvolver para melhorar o desempenho e, então, alcançar os objetivos organizacionais.

2. Estabeleça objetivos claros

Defina objetivos específicos e mensuráveis ​​para o treinamento, ou seja, tanto os participantes quanto os facilitadores precisam saber o deve ser alcançado.

3. Adapte o treinamento às necessidades da empresa

Desenvolva um programa de treinamento que esteja alinhado com a cultura, os valores e as metas da empresa.

Dessa forma, garante a relevância para os participantes e os motiva a participar.

4. Escolha os métodos de treinamento interno apropriados

Utilize uma variedade de métodos de treinamento, como palestras, workshops, simulações, estudos de caso, entre outros, para atender às diferentes preferências de aprendizagem dos profissionais.

5. Desenvolva materiais de treinamento interno de qualidade

Crie materiais de treinamento claros, concisos e visualmente atraentes, afinal, isso facilita a compreensão e a retenção do conteúdo.

6. Escolha facilitadores qualificados

Escolha facilitadores com experiência e habilidades no assunto do treinamento.

Além disso, precisa ter habilidades de comunicação e facilitação para garantir que o treinamento seja conduzido de forma eficaz.

7. Incorpore atividades práticas

Integre atividades práticas e exercícios de aprendizagem que permitam aos participantes aplicar imediatamente o que aprenderam no ambiente de trabalho.

8. Forneça feedback e avaliação contínua

Ofereça feedback regular aos participantes durante o treinamento e conduza avaliações pós-treinamento para medir o impacto e identificar áreas de melhoria.

9. Promova a participação ativa dos colaboradores

Encoraje a participação ativa dos colaboradores no treinamento interno, ou seja, incentivando perguntas, discussões e contribuições.

Dessa forma, pode aumentar o engajamento e a retenção do conhecimento.

10. Avalie os resultados e faça ajustes

Analise os resultados do treinamento em relação aos objetivos estabelecidos e faça ajustes conforme necessário para melhorar a eficácia do programa de treinamento no futuro.

Ao seguir esses passos, as empresas podem criar programas de treinamento interno efetivo, que ajudam a desenvolver as habilidades e o conhecimento dos colaboradores, impulsionando o sucesso organizacional.

_______________________________________________________

Promova um treinamento interno efetivo, com a eadSimples!

Nossa plataforma de treinamento online todas as ferramentas necessárias para criar treinamentos online, de maneira personalizada para o seu negócio!

Experimente gratuitamente!

Artigos Relacionados