Blog

Project Based Learning: 12 passos para aplicar na EaD!

Project Based Learning, PBL, Aprendizagem Baseada em Projetos, EaD, plataforma EaD

Project Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos, em português, é uma metodologia de ensino que estimula o aprendizado ativo, essencial na EaD.

Essa é mais uma metodologia que veio para inovar o modelo tradicional das práticas pedagógicas, buscando potencializar a aprendizagem e promover uma formação mais completa aos estudantes.

Saiba o que é Project Based Learning e como aplicar na EaD!

O que é Project Based Learning?

Project Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos, é uma abordagem educacional que envolve os alunos na exploração dos conteúdos por meio de projetos.

Dessa forma, os alunos participam ativamente do processo de aprendizado, aplicando conceitos e habilidades em situações do mundo real.

Nesse método, os alunos geralmente trabalham em grupos para investigar, resolver problemas ou criar algo concreto.

Sendo assim, o projeto serve como um meio para desenvolver habilidades importantes, incluindo pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, comunicação e criatividade.

Características do Project Based Learning

O Project Based Learning não apenas aprofunda a compreensão dos alunos sobre os tópicos de estudo, mas também promove motivação.

Afinal, quando os alunos estão engajados em projetos com relevância pessoal e aplicação prática, a aprendizagem se torna mais significativa e interessante.

Além disso, ajuda a desenvolver habilidades valiosas para o mundo real, como resolução de problemas complexos e trabalho em equipe.

Entre as principais características da Aprendizagem Baseada em Projetos, estão:

  • Investigação ativa: os alunos exploram um problema ou uma situação que requer investigação e análise para desenvolver o projeto.
  • Colaboração: o PBL ocorre através de trabalhos em grupos, assim, promove a colaboração, a troca de ideias e a divisão de tarefas.
  • Aplicação prática: os projetos são orientados para a aplicação do conhecimento em situações reais, ou seja, torna o aprendizado mais relevante.
  • Autonomia: os alunos têm a oportunidade de tomar decisões e fazer escolhas em relação ao projeto, aumentando a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
  • Apresentação: os resultados dos projetos são apresentados em sala de aula, ou seja, desenvolve habilidades de comunicação e apresentação.
  • Feedback: o processo de PBL envolve feedback contínuo dos professores e dos colegas, ajudando os alunos a melhorar seus projetos e habilidades.
  • Interdisciplinaridade: os projetos costumam incorporar múltiplas disciplinas, permitindo que os alunos vejam como diferentes áreas do conhecimento estão interconectadas.

Como aplicar Project Based Learning na EaD?

A aplicação do Project Based Learning na EaD, requer considerações específicas para aproveitar ao máximo os benefícios dessa abordagem.

Conheça algumas etapas para implementar o PBL em um contexto de EaD:

1. Escolha de tópicos relevantes para o PBL

Selecione tópicos que sejam relevantes para os objetivos de aprendizado e interesses dos alunos.

Portanto, certifique-se de que os tópicos sejam adequados para exploração por meio de projetos práticos.

2. Definição de projetos claros para o PBL

Crie projetos bem definidos, estabelecendo objetivos claros, expectativas, critérios de avaliação e resultados esperados. Afinal, eles devem ser desafiadores e envolventes para cumprir seu propósito!

3. Plataforma EaD apropriada

Escolha uma plataforma EaD que suporte a colaboração entre os alunos e permita a criação de recursos, fóruns de discussão, salas de chat e ferramentas de compartilhamento de arquivos.

4. Divisão em etapas

Divida o projeto em etapas ou fases que orientem os alunos ao longo do processo. Sendo assim, cada etapa pode envolver pesquisa, planejamento, execução, revisão e apresentação.

5. Recursos e materiais

Forneça diferentes recursos e materiais aos alunos, como textos, vídeos, artigos e links relevantes para auxiliar na pesquisa e no desenvolvimento do PBL.

6. Colaboração online

Promova a colaboração entre os alunos por meio de fóruns de discussão, chats ou plataformas de trabalho em grupo.

Dessa forma, eles podem compartilhar ideias, debater abordagens e compartilhar recursos.

7. Feedback contínuo

Forneça feedback contínuo e orientações ao longo do processo do PBL Assim, ajuda os alunos a aprimorar suas abordagens e desenvolver suas habilidades.

8. Apresentações online

Utilize ferramentas de videoconferência para os alunos apresentarem seus projetos aos colegas e professores.

Dessa forma, promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e oferece uma oportunidade de compartilhar aprendizados.

9. Avaliação

Avalie os projetos com base nos critérios predefinidos e nas conquistas dos alunos ao longo do processo, não apenas no produto final.

10. Flexibilidade e autonomia

Dê aos alunos alguma flexibilidade na escolha de abordagens e soluções para o PBL, permitindo que eles assumam a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

11. Reflexão e avaliação

Peça aos alunos que reflitam sobre o processo do projeto e sua aprendizagem. Afinal, isso os ajuda a internalizar o conhecimento e a identificar áreas de melhoria.

12. Suporte ao aluno

Garanta que os alunos tenham suporte técnico e pedagógico durante todo o processo, especialmente se estiverem enfrentando desafios técnicos ou conceituais.

Ao adaptar o Project Based Learning para a EaD, é importante considerar como a interação e a colaboração online podem ser integradas ao processo.

Também é fundamental manter a abordagem centrada no aluno, estimulando a exploração ativa, a aplicação prática e o desenvolvimento de habilidades relevantes para o mundo real.

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de comunicação, disponibilizar atividades como o PBL e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados