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Brand awareness: saiba como fortalecer sua marca!

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Brand awareness está relaciona a consciência de marca, ajuda a identificar a influência sobre os consumidores e o quanto ela é reconhecida por eles, o que faz se destacar da concorrência. Envolve a autoridade de mercado que representa, que leva as pessoas a optarem pelo seu produto ao invés de outro, com base nos valores da empresa, que estão alinhados aos seus.

Segundo a pesquisa “Global Consumer Pulse”, realizada pela Accenture Strategy, empresa referência em consultoria estratégica, 83% dos brasileiros optam por comprar de marcas que defendem propósitos semelhantes aos seus, dispensando as demais.

Nesse cenário, quem cria uma brand awareness assertiva, consegue se sobressair no mercado, tornando sua marca referência para os consumidores, como a Gilette, por exemplo — as pessoas associam o produto à marca.

Entenda melhor o que é brand awareness e confira dicas para ampliar a sua consciência de marca, acompanhando o post de hoje!

O que é brand awareness?

Brand awareness é um termo em inglês, que traduzido para o português significa consciência de marca, ou seja, o reconhecimento que ela tem e a autoridade de mercado. 

Trata-se de uma métrica que mensura o nível de identificação dos consumidores com a empresa, quanto aos valores, produtos, serviços e o próprio nome, bem como a relação existente.

O objetivo da brand awareness é fixar a marca na vida dos consumidores, fazendo com que se lembrem da marca quando precisarem de um produto. Essa memorização ocorre quando as pessoas se conectam com a empresa, sem precisar de propagandas, e passam a indicá-la para os amigos e familiares.

É o famoso “boca a boca”, o consumidor se identifica tanto com a marca e aprova os seus produtos ou serviços, que indica para todos a sua volta, esse método consegue influenciar as pessoas e ampliar o alcance da sua empresa, criando autoridade no mercado e se destacar da concorrência. Inclusive, pode ser mais eficaz do que propagandas e patrocínios.

Isso é confirmado pela pesquisa da Nielsen, empresa global de informação, que revela que 92% dos consumidores confiam nas indicações de amigos e familiares, mais do que em propagandas, ou seja, pessoas influenciam pessoas.

Podemos afirmar, dessa forma, que a brand awareness ajuda a melhorar a reputação e o reconhecimento da sua marca, facilitando a conversão de clientes e potencializando as vendas.

Como potencializar a brand awareness?

Os objetivos da brand awareness são criar consciência de marca, ampliar o reconhecimento, conquistar autoridade de marcado, potencializar as vendas e se destacar da concorrência.

Para isso, existem algumas ações fundamentais, que envolvem desde a distribuição de serviços à divulgação ao público-alvo, planejadas e executadas por uma gestão de marca efetiva.

Confira a seguir, 5 ações que ajudam a potencializar a sua consciência de marca!

1. Programas de indicação

Os programas de indicação tem o objetivo de recompensar quem indica a sua marca, trazendo novos clientes. É uma maneira de agradecer seus clientes e fidelizá-los, possibilitando alcançar outros públicos e mercados, potencializando sua brand awarness e ganhando autoridade de mercado.

2. Crie uma personalidade para a sua marca

Essa estratégia consiste em divulgar uma característica exclusiva da sua marca, fazendo com que o público se lembre de você a partir dela. Pode ser um símbolo, um personagem, um sentimento, um valor, uma imagem, entre outros. Quando as pessoas virem o seu personagem, por exemplo, logo se lembrarão da sua empresa. Podemos citar como exemplo, o Ronald McDonald.

3. Patrocine projetos e faça parcerias

Patrocinar projetos e fazer parcerias, te ajuda a se conectar com mais pessoas e se tornar mais conhecido, potencializando a brand awareness. Essa ação possibilita a sua marca se conectar com diferentes públicos e transmitir sentimentos positivos nos consumidores. Mas isso só é eficaz, quando a parceria for com empresas que defendem os mesmos valores que os seus.

4. Distribua brindes com o logo da sua marca

Distribuir brindes personalizados com a logo da sua marca, permite criar uma identidade visual e ampliar a consciência de marca. Produza chaveiros, agendas, canetas ou qualquer outro produto relevante para as pessoas, e distribua em pontos de vendas ou em eventos. 

5. Melhore seu posicionamento no Google

O Google é a grande vitrine virtual mundial! Dessa forma, aparecer no Google ajuda muito a potencializar sua brand awareness, pois os consumidores costumam pesquisar produtos para comprara online utilizando o mecanismo de buscas.

Como medir a brand awareness?

Para saber se suas ações de brand awareness estão sendo eficazes, há duas maneiras de descobrir: 

1. Engajamento social

Observe seus canais de divulgação, como as redes sociais, blog, site e Google, e perceba coma está a interação do público com a sua marca. Estimule a interação e avalie a taxa de respostas da sua audiência, a partir dos seguintes dados:

  • quantidade de comentários e discussões;
  • número de curtidas nas postagens e compartilhamentos;
  • menções à sua marca em posts de clientes;
  • quantidades de mensagens recebidas. 

2. Pesquisas

Realize pesquisas, enviando formulários para os clientes responderem, e avalie a opinião deles sobre sua marca. Os dados obtidos revelam informações importantes sobre a consciência de marca, permitindo otimizar suas ações.

Se ao avaliar essas duas métricas, você perceber que a consciência de marca ainda não traz resultados, estude maneiras de otimizar suas ações, investindo em estratégias de marketing.

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