Blog

Treinamento online: saiba como motivar a equipe

treinamento online, capacitar os colaboradores, desenvolvimento profissional

O treinamento online é uma maneira prática de capacitar os colaboradores e ensinar habilidades importantes para o desenvolvimento profissional, mas muito gestores não sabem como motivar a equipe para participar dessa modalidade de aprendizagem.

Com isso, podem perder grandes talentos, pois a aprendizagem online tem suas especificidades e requer maior engajamento para gerar resultados positivos, tanto para atrair, como para reter bons profissionais.

O treinamento online tornou-se uma tendência no mundo corporativo, pois reúne aprendizagem, inovação e tecnologia, portanto, é importante que os gestores aprendam a motivar a equipe para adotar essa modalidade de aprendizado.

Saiba como motivar a sua equipe para o treinamento online, acompanhando o post de hoje!

Como motivar a equipe para o treinamento online?

Sabemos que os treinamentos corporativos são essenciais no mercado de trabalho atual, devido à necessidade de atualização, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades, decorrente das constantes transformações sociais, surgimento de novas tecnologias, competitividade e uma série de fatores.

Esses motivos já seriam suficientes para motivar a equipe a participar do treinamento online, sobretudo devido a praticidade e flexibilidade da aprendizagem a distância.

Entretanto, para motivar realmente os colaboradores, é preciso criar uma cultura organizacional de aprendizagem, identificando as necessidades de treinamento e os benefícios que trarão para a empresa e para os profissionais.

Dessa forma, o treinamento online precisa ser uma prática constante, deve ser adotada como parte fundamental do trabalho na empresa, para que todos se desenvolvam em conjunto.

Estratégias para motivar a equipe no treinamento online

Além de criar a cultura da aprendizagem na empresa e adotar o treinamento online como modalidade, é preciso utilizar estratégias assertivas para motivar a equipe, quanto a estrutura do curso, a metodologia, recursos, entre outros.

Confira as principais estratégias para motivar a equipe a participar do treinamento online!

Crie um treinamento online prático e interativo

Aliar a aprendizagem a rotina de trabalho pode desanimar os colaboradores, por isso é fundamental criar um treinamento online prático e interativo, que desperte o interesse em aprender aquele conteúdo.

Cursos muito longos, com aulas longas, que utilizam somente teoria e exijam muitas horas do dia, podem se tornar exaustivos e desmotivar os colaboradores. Opte por dividir os conteúdos por módulos, proponha atividades práticas e estimule a participação dos colaboradores, enfatizando a relevância do treinamento online para o desenvolvimento profissional.

Utilize gamificação

A gamificação é um recurso que torna o treinamento online mais interativo, permite aprender enquanto gera entretenimento, os conteúdos são abordados com a mesma dinâmica dos games: fases, missões, desafios, evolução e recompensa.

Essa atividade ajuda o colaborador entender a aplicação prática do conteúdo, otimizando a aprendizagem, pois ele participa ativamente da construção do próprio conhecimento, em busca do desenvolvimento profissional.

Pílulas de conhecimento

Essa metodologia de aprendizagem, ensina conteúdos completos e independentes, ou seja, assuntos curtos, que não dependem de outras informações, também são de curta duração para aprender.

Com aulas curtas, procure capacitar os colaboradores com dicas e lembretes para reforçar algum outro conteúdo, aplicadas em forma de exercícios de aprendizagem, vídeos, um feedback ou até mesmo mais informações sobre o tema.

Microlearning

O microlearning ou micro aprendizado, é a forma de ensino virtual que consiste em uma série de breves ensinamentos (de dois a cinco minutos) com linguagem simples e conteúdo de fácil assimilação. 

A técnica de ensino é baseada na objetividade em curto período de tempo através de vídeos, ou seja, essa metodologia trabalha com pequenas sessões de ensino, ideal para capacitar os colaboradores sobre habilidades pontuais.

Grave o treinamento online e disponibilize para o colaborador

A grande vantagem do treinamento online é a flexibilidade de horário e local, dessa forma, o colaborador pode acessar os conteúdos do curso no momento em que tiver maior disponibilidade.

Não espere que toda a equipe realize o treinamento na mesma hora, com transmissões ao vivo, por exemplo, opte por gravar o curso e disponibilizar o acesso em momentos diversos. Isso facilitará a participação do colaborador! 

Vale ressaltar, que aulas ao vivo podem ser realizadas às vezes para reunir a equipe e motivar, mas não deve ser a principal forma de ministrar o curso.

Ofereça feedbacks durante o treinamento online

Feedbacks são essenciais no trabalho, eles ajudam a motivar os colaboradores através de reconhecimento de suas habilidades e criticas construtivas para se desenvolverem.

Com o treinamento não é diferente! O objetivo é promover o aperfeiçoamento profissional do colaborador, que trará benefícios a ele e a empresa, então é importante que ele saiba disso e reconhece seu potencial.

Crie premiações e formas de reconhecimento

Reconhecer o esforço do colaborador e oferecer premiações é uma estratégia relevante para motivar a participação no treinamento online, pois estimulam um desafio a ser cumprido.

É bastante motivador para o colaborador, saber que o seu aprendizado é valioso para a empresa e agrega valor no trabalho, que ele contribui com o desempenho corporativo, ao passo em que também é beneficiado com o seu desenvolvimento profissional.

Escolha uma boa plataforma EaD

Para oferecer um treinamento online de qualidade, é fundamental hospedar o curso em uma boa plataforma EaD, que ofereça todos os recursos para ministrar aulas, disponibilizar materiais, realizar atividades e avaliações, e também canais de interação.

A eadSimples é ideal para oferecer treinamento online e capacitar os colaboradores! É possível criar cursos com facilidade, personalizar com a sua marca, integrar com o sistema da empresa e muito mais!

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece uma solução completa para treinamento online!

Experimente grátis!

Conheça os nossos planos e escolha o que melhor atende a sua empresa! Clique aqui e confira!

Acompanhe o blog para ficar informado!

Artigos Relacionados