Blog

LMS na educação corporativa EaD

LMS, tecnologia educacional, educação corporativa EaD, processo de ensino e aprendizagem online

O LMS (Learning Management System) é uma tecnologia educacional que facilita o processo de ensino e aprendizagem online, bastante utilizado em escolas e universidades, que pode também incentivar a educação corporativa EaD.

Confira no post de hoje, como o LMS contribui com a educação corporativa EaD e traz resultados positivos para a sua empresa!

Para que serve o LMS?

LMS é uma abreviação do termo inglês “Learning Management System”, traduzido para o português significa “Sistema de Gestão de Aprendizagem”, ou seja:

  • Sistema: plataforma virtual que hospeda cursos online e oferece as ferramentas necessárias para realizar as atividades educativas;
  • Gestão: permite organizar os cursos online, armazenar e compartilhar aulas virtuais, materiais e atividades, incluir alunos e acompanhar o processo de aprendizagem;
  • Aprendizagem: serve para proporcionar aprendizagem a distância, nas mais diversas modalidades de conhecimento.

Essa tecnologia educacional ajuda a administrar o processo de ensino e aprendizagem online em diferentes modalidades, para escolas da Educação Básica que trabalham com o ensino híbrido, cursos de graduação e pós-graduação, cursos técnicos e profissionalizantes, cursos livres e educação corporativa EaD.

Contribuição do LMS na educação corporativa EaD

Educação corporativa EaD é um processo de ensino e aprendizagem online, que consiste na capacitação dos colaboradores de uma empresa, focado no desenvolvimento profissional, alinhado a proposta organizacional, cujos cursos e treinamentos refletem sua missão, valores e política.

O objetivo é qualificar os profissionais conforme as necessidades da empresa, ou seja, com os conhecimentos e habilidades específicos que a organização precisa para executar seu trabalho.

Com a ajuda do LMS, a própria empresa pode criar cursos que atendam as suas necessidades, com conteúdos voltados a sua realidade, bem como acompanhar o processo de ensino e aprendizagem online dos colaboradores, sem intermediários. 

Essa tecnologia educacional ajuda a reduzir os custos com cursos presenciais em instituições formais e torna o processo de ensino e aprendizagem online mais prático, permitindo que seus colaboradores estudem em casa ou na própria empresa, conforme sua disponibilidade. 

O Sistema de Gestão de Aprendizagem oferece uma plataforma digital para hospedar os cursos e treinamentos, com videoaulas, materiais didáticos, atividades e avaliações, ou seja, o colaborador pode acessar todos os conteúdos online, de maneira que se encaixe em sua rotina, e o gestor pode acompanhar o progresso pelo sistema.

Devido a praticidade e acessibilidade, o LMS estimula a educação corporativa EaD, contribuindo com o desenvolvimento dos profissionais e também das empresas, promovendo um contínuo aperfeiçoamento.

O LMS que conhecemos hoje, se deve ao aperfeiçoamento da tecnologia educacional ao longo dos anos, que desde o início vem otimizando a capacitação dos profissionais e gerando resultados positivos para as empresas.

Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem online para os colaboradores foi sendo aperfeiçoado para chegar onde está hoje. Confira uma breve linha do tempo do LMS para compreender melhor o seu papel na educação corporativa EaD.

Linha do tempo

  • 1924: a tecnologia educacional do LMS se iniciou com a criação da primeira “máquina de ensino”, pelo psicólogo Sidney L. Pressey, esse equipamento permitia aos alunos realizar testes de múltipla escolha, receber um feedback imediato e a possibilidade de refazer as questões erradas.
  • 1990: surgiu o primeiro software de LMS, devido à criação do primeiro computador de mesa e o acesso à internet;
  • 1998: toda essa tecnologia educacional deu origem a plataforma de ensino e a educação a distância, os alunos podem aprender sem contato imediato com um professor;
  • 2005: o Sistema de Gestão de Aprendizagem passou a ser utilizado na área de Recursos Humanos, para avaliar os profissionais e fazer o planejamento de carreira, eles realizavam avaliações e atividades para verificar o desempenho e melhorar para evoluir na carreira;
  • 2010: essa tecnologia educacional foi se tornando popular, estimulou a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional, por ser mais prática e acessível, ampliando a educação corporativa EaD;
  • 2017: o processo de ensino e aprendizagem online se tornou mais inovador e compatível com a era digital, pois o LMS passou a ser acessado por mais dispositivos e aplicativos, além de oferecer o microlearning;
  • 2020: o LMS se tornou mais personalizado e otimizado, atendendo as especificidades das empresas e a criação de universidades corporativas, uma tendência nas organizações.

___________________________________________________________________

Para implementar a educação corporativa EaD na sua empresa e realizar a gestão do processo de ensino e aprendizagem online com o LMS, contrate a plataforma de ensino da eadSimples!

A eadSimples oferece uma solução completa em EaD para as empresas criarem universidades corporativas. Nossa plataforma de ensino foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio. Confira nossos diferenciais:

  • Crie cursos e distribua as vagas para  setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para treinamento corporativo de empresas, acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados