Blog

Novas regras para a EaD: entenda o que muda com a Nova Política de Educação a Distância

novas regras para a EaD, nova política da EaD, Nova Política de Educação a Distância

As novas regras para a EaD foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 19/05/2025, a partir de um decreto que regulamenta a Nova Política de Educação a Distância.

O objetivo é garantir maior qualidade nos cursos online, especialmente na educação superior, uma vez que a modalidade remota ampliou o acesso à graduação e precisa de uma atenção especial.

Segundo Camilo Santana (Ministro da Educação), “a EaD pode proporcionar ao estudante uma experiência tão rica quanto a dos demais cursos, desde que haja um efetivo compromisso de todos com o processo de ensino e aprendizagem” (PLANALTO, 2025).

O ministro enfatiza que “o foco é o estudante e a valorização dos professores: a garantia de infraestrutura nos polos, a qualificação do corpo docente, a valorização da interação e a mediação para uma formação rica e integral, independentemente da distância física”.

Partindo dessa premissa, foi publicado o Decreto n.º 12.456, de 19 de maio de 2025.

Ele dispõe sobre a oferta de educação a distância por instituições de educação superior em cursos de graduação, alterando o antigo decreto.

Acompanhe o texto e entenda o que muda com a Nova Política de Educação a Distância.

Principais mudanças com as novas regras para a EaD

As novas regras para a EaD envolvem os formatos de ensino: remoto, presencial e semipresencial.

O semipresencial surge como nova modalidade oficial, com atividades online síncronas e síncronas mediadas (aulas interativas a distância em tempo real) como integrantes da EaD.

Atividades, papel do corpo docente e polos, também fazem parte do decreto.

Formatos

A Nova Política de Educação a Distância define os formatos de oferta da seguinte maneira:

  • Presencial: oferta majoritária de carga horária presencial, mas com até 30% no formato EaD.
  • Semipresencial: composto obrigatoriamente por carga horária de atividades presenciais (estágio, extensão, práticas laboratoriais) e síncronas mediadas, além de carga horária a distância.
  • EaD: caracterizado pela oferta preponderante de carga horária a distância, com limite mínimo de 20% atividades presenciais e/ou síncronas mediadas, com provas presenciais.

Porém, a nova política da EaD veda alguns cursos da modalidade a distância, pois exigem maior carga horária para atividades práticas, laboratórios presenciais e estágio.

Sendo assim, os cursos de medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial.

Além disso, os demais cursos da área de saúde e as licenciaturas também não poderão ser ofertados totalmente a distância, ou seja, deverão ser exclusivamente nos formatos presencial ou semipresencial.

Atividades

Os tipos de atividades também são contempladas nas novas regras para a EaD, visando uniformizar as práticas educacionais:

  • Atividades presenciais: realizadas com a participação física do estudante e do docente em lugar e tempo coincidentes.
  • Atividades assíncronas: atividade EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares e tempos diversos.
  • Atividades síncronas: atividade EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares diversos e tempo coincidente.
  • Atividades síncronas mediadas: atividades interativas, com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência.

Quanto ao papel do corpo docente e da medicação pedagógica, a nova política da EaD exige uma quantidade de professores compatível com o número de alunos, bem como um mediador pedagógico.

Além disso, o decreto traz a exigência de pelo menos uma avaliação presencial por unidade curricular, com peso majoritário na composição da nota final, inclusive em cursos EaD.

Por fim, a nova política da EaD estabelece novas exigências para os polos de Educação a Distância.

Eles deverão ter infraestrutura física e tecnológica adequada aos cursos, além de estrutura mínima com laboratórios e ambientes para estudos.

As instituições de ensino têm dois anos para se adaptarem as novas regras da EaD.

Dessa forma, é possível garantir uma transição gradual dos cursos, bem como o direito dos estudantes já matriculados.

____________________________________________________________________

A plataforma eadSimples oferece uma solução completa para realizar o ensino à distância e criar cursos online!

Oferecemos um ambiente virtual de aprendizagem com toda a estrutura necessária para disponibilizar videoaulas e materiais, canais de comunicação, trilhas de aprendizagem, recursos interativos e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados