Blog

Lead scoring: aumente a taxa de conversão do seu negócio EaD!

lead scoring, leads, automação de marketing, negócio ead

Lead scoring é uma estratégia utilizada na automação de marketing, que pode te ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu negócio EaD.

Essa estratégia é tão eficaz que os profissionais do marketing investem metade do seu orçamento nela, segundo uma pesquisa da BrightTALK.

Conheça os benefícios da automação de marketing acessando [este artigo do blog].

O que é lead scoring e como funciona?

Lead scoring é um processo utilizado em automação de marketing e vendas para atribuir uma pontuação aos leads, com base em seu perfil e comportamento.

O objetivo é identificar quais leads têm maior probabilidade de se tornarem clientes e priorizar o acompanhamento deles.

No processo de lead scoring, você define critérios e atribui pontos a diferentes características e ações dos leads. Esses critérios podem incluir:

  • Perfil do lead: características demográficas que indicam a adequação do lead ao produto oferecido.
  • Comportamento do lead: ações tomadas pelo lead, como visitas ao site, downloads de materiais, interações em mídias sociais, abertura de e-mails, etc., que indicam o interesse e engajamento.
  • Atividade do lead: frequência e intensidade das interações do lead com a empresa ao longo do tempo, que indica o nível de interesse e prontidão para a compra.

Com base nesses critérios, você estabelece um sistema de pontuação onde cada ação ou característica recebe uma determinada quantidade de pontos.

Por exemplo, uma visita ao site pode valer 5 pontos, enquanto o preenchimento de um formulário de contato pode valer 15 pontos.

À medida que os leads interagem com a empresa e demonstram interesse, acumulam pontos.

Quando a pontuação atinge um determinado limiar predefinido, o lead é considerado qualificado e é encaminhado para a equipe de vendas para acompanhamento mais próximo.

Dessa forma, você pode focar seus esforços nos leads que têm maior probabilidade de conversão, maximizando assim a eficiência e o retorno sobre o investimento em marketing e vendas.

7 benefícios do lead scoring

O lead scoring oferece uma série de benefícios significativos para a automação de marketing e vendas do seu negócio EaD.

Confira os principais benefícios:

1. Priorização de leads

O lead scoring possibilita priorizar seus esforços, ou seja, concentrando-se nos leads que têm maior probabilidade de conversão.

Dessa forma, aumenta a eficiência e a produtividade, afinal, direciona os recursos para os leads mais promissores.

2. Aumento da taxa de conversão

Ao focar em leads mais qualificados e engajados, você tem maiores chances de converter esses leads em clientes.

Sendo assim, o lead scoring ajuda a identificar oportunidades de venda mais rapidamente e a acompanhar os leads no momento certo do processo de compra.

3. Melhor alinhamento entre marketing e vendas

O lead scoring promove a integração entre os processo de marketing e vendas, pois define critérios claros para qualificação de leads.

Dessa forma, garante que ambos os departamentos estejam trabalhando em sintonia para atingir objetivos comuns.

4. Economia de tempo e recursos

Ao filtrar e priorizar leads com base em sua pontuação, você pode direcionar seus esforços para as atividades mais produtivas.

Como resultado, reduz o tempo gasto em leads pouco qualificados e aumenta a eficiência geral do processo de vendas.

5. Melhor experiência do cliente

Ao identificar leads qualificados e oferecer-lhes um acompanhamento personalizado e oportuno, você pode proporcionar uma experiência mais satisfatória aos clientes em potencial.

Dessa maneira, aumenta a probabilidade de conversão e fortalece o relacionamento com a marca.

6. Otimização de campanhas de marketing

O lead scoring fornece insights valiosos sobre o comportamento e as preferências dos leads ao longo do tempo.

Sendo assim, permite ajustar suas estratégias e campanhas com base em dados concretos, melhorando assim o retorno sobre o investimento em marketing.

7. Aumento da receita e rentabilidade

Ao identificar e converter leads de alta qualidade de forma mais eficaz, você pode aumentar as receitas e melhorar a rentabilidade do seu negócio EaD.

O lead scoring contribui para um processo de vendas mais saudável e previsível, impulsionando o crescimento do seu negócio EaD a longo prazo.

Em resumo, o lead scoring é uma ferramenta poderosa que oferece uma série de benefícios tangíveis, auxiliando as empresas a maximizar o impacto de suas estratégias de marketing e vendas e a alcançar seus objetivos de crescimento.

Como fazer lead scoring?

Para implementar um sistema eficaz de lead scoring no seu negócio EaD, você pode seguir as seguintes etapas:

Defina os critérios de pontuação do lead scoring

Identifique os diferentes critérios que você usará para atribuir pontos aos leads.

Por exemplo, características demográficas, comportamentais e de engajamento, que indicam o interesse e a prontidão para a compra.

Determine os pontos para cada critério

Atribua uma pontuação para cada critério com base em sua importância e relevância para o seu negócio EaD.

Por exemplo, visitas ao site podem valer 10 pontos, enquanto o preenchimento de um formulário de contato pode valer 20 pontos.

Estabeleça um limiar de pontuação

Determine o número mínimo de pontos que um lead deve acumular para ser considerado qualificado e ser encaminhado para o processo de vendas.

Esse limiar pode variar de acordo com as necessidades e o ciclo de vendas da sua empresa.

Utilize um sistema de gestão de leads (CRM)

Implemente um sistema de gestão de leads que permita rastrear e pontuar as interações dos leads ao longo do tempo.

Existem diversas ferramentas de CRM disponíveis no mercado que oferecem recursos avançados de lead scoring.

Defina os fluxos de nutrição de leads

Crie fluxos de nutrição de leads com base nas pontuações atribuídas, oferecendo conteúdo relevante e personalizado para cada segmento de leads em diferentes estágios do funil de vendas.

Acompanhe e analise os resultados

Monitore regularmente as pontuações dos leads e analise os resultados para identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria.

Em seguida, ajuste os critérios e as pontuações conforme necessário com base nos insights obtidos.

Teste e ajuste constantemente

O lead scoring é um processo contínuo de refinamento e melhoria. portanto, esteja preparado para testar e refinar suas estratégias com base no feedback dos clientes, nas mudanças no mercado e nos resultados obtidos ao longo do tempo.

Ao seguir essas etapas e implementar um sistema de lead scoring eficaz, sua empresa poderá identificar e priorizar leads de alta qualidade, aumentando assim a eficiência e a eficácia das suas estratégias de marketing e vendas.

______________________________

Para criar cursos online, escolha a eadSimples!

Somos uma plataforma de ensino completa, que oferece um plano gratuito vitalício com possibilidade de upgrades, além disso, você não precisa pagar comissão por vendas.

Solicite acesso grátis agora mesmo!

Artigos Relacionados