Blog

EaD no mercado de trabalho: qual a importância?

ead no mercado de trabalho, cursos online, plataforma ead

A EaD no mercado de trabalho vem ganhando destaque atualmente, isso porque a busca por cursos online cresce a cada dia e são incorporados ao currículo dos profissionais que desejam conquistar uma vaga de emprego ou se desenvolver profissionalmente. Seja uma graduação, especialização, curso profissionalizante ou livre, o ensino à distância permite adquirir conhecimentos e habilidades pela internet e plataforma EaD, facilitando e ampliando as oportunidades de aprendizagem.

Ainda existem dúvidas quanto a relevância da EaD no mercado de trabalho, muitos profissionais se questionam se os cursos online são bem vistos pelas empresas na hora de recrutar colaboradores.

O preconceito com o ensino à distância ainda existe em nossa sociedade, uma visão mais tradicional, acredita que os cursos presenciais ainda são superiores aos cursos online, devido à falta de informação e abertura para o novo.

A EaD no mercado de trabalho, já se mostrou bastante eficaz! Os profissionais se formam na modalidade remota e adquirem os mesmos conhecimentos que os alunos dos cursos presenciais, podendo exercer suas funções com a mesma habilidade.

Todos os tipos de cursos online são relevantes para a aquisição de conhecimentos e habilidades, conforme sua proposta, os alunos assistem às aulas, leem os materiais de apoio, realizam as atividades e avaliações, tiram dúvidas com o professor e interagem com os colegas no fórum.

Os alunos da EaD cumprem todo o processo de aprendizagem, só que online. Quanto aos cursos que necessitam de aulas práticas, eles comparecem até a instituição de ensino para participar dessa modalidade, a parte teórica pode ser realizada na plataforma EaD.

Podemos dizer que o aluno da EaD é tão qualificado quanto o aluno dos cursos presenciais, não lhe falta conhecimento ou habilidade só porque aprendeu a distância.

Diploma da EaD no mercado de trabalho

O diploma da EaD no mercado de trabalho é o mesmo que o dos cursos presenciais, não consta no documento essa diferenciação de modalidade, ou seja, não faz diferença na entrevista de emprego.

Podemos afirmar, então, que a EaD no mercado de trabalho é tão relevante quanto as outras modalidades de educação, o que importa são os conhecimentos e habilidades que você aprendeu.

O diploma do ensino à distância é reconhecido pelo MEC, exceto para os cursos livres, uma graduação online, por exemplo, tem o mesmo reconhecimento formal do que os cursos presenciais.

Os cursos online formais seguem as diretrizes do MEC, como o currículo e a carga horária mínima, além disso, os cursos passam por avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atesta as qualificações dos cursos.

Já os cursos livres, mesmo não sendo reconhecidos pelos MEC, são autorizados pela lei e podem agregar o currículo como conhecimentos e habilidades complementares, você obtém um certificado de participação, mas sem nível de escolaridade ou habilitação profissional formal.

Podemos concluir, dessa forma, que a EaD no mercado de trabalho é muito importante para a formação e desenvolvimento profissional, pois torna a aprendizagem mais fácil e acessível, com a mesma qualidade que os cursos presenciais.

___________________________________________________________________

Para criar, hospedar, ministrar e vender seu curso online, conte com a eadSimples!

Nossa plataforma EaD oferece todas as ferramentas necessárias para realizar o ensino à distância e promover a EaD no mercado de trabalho, entre elas:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Aulas ao vivo;
  • Fóruns;
  • Chats;
  • Espaço para armazenamento de arquivos;
  • Integração para vídeos externos;
  • Avaliações;
  • Emissão de certificado;
  • Planos de assinatura;
  • Loja para vender cursos online;
  • Suporte.

Além disso, temos um plano gratuito para sempre e você não precisa pagar comissão por vendas, ou seja, pode monetizar seus cursos online e só paga por um plano quando alcançar mais alunos.

Solicite acesso grátis na eadSimples agora mesmo!

Para conhecer todos os nossos planos, acesse o link.

Continue acompanhando o blog para ler mais artigos como este!

Artigos Relacionados