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Workshop online: saiba como montar um!

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Workshop online é uma tendência no mercado, trata-se de um evento virtual que reúne um público com interesses em comum, para tratar de um tema específico, com o propósito de ensinar e discutir.

Esse tipo de evento costumava ser presencial e atraía inúmeras pessoas, mas, com a pandemia, precisou migrar para o remoto, e acabou se tornando o principal formato de workshop.

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, com 200 organizadores de eventos B2B, o evento virtual será o principal formato de reunião daqui para frente, 83% dos entrevistados, afirmaram que continuarão a promover encontros nesse formato.

Diante desse cenário, é importante saber como montar um workshop online, tanto para grandes empresas tratarem de assuntos corporativos, quanto para empreendedores individuais ensinarem o que quiserem.

Confira no post de hoje, dicas para montar o seu evento virtual!

Como montar um workshop online?

Para seguir a tendência do mercado e preparar um workshop de qualidade, é preciso planejamento, considerando o antes, o durante e o depois do evento virtual. Vamos apresentar dicas para cada uma dessas fases, confira!

Pré-workshop online

Antes de realizar o seu workshop online, é preciso planejar o formato da reunião, o conteúdo, a plataforma digital onde irá transmitir o evento, os recursos a serem utilizados e formas de divulgação.

Definir a plataforma

A plataforma digital será o ambiente virtual onde irá acontecer o seu workshop online, na hora de escolher, considere:

  • Número de participantes;
  • Permissão para a participação de palestrantes;
  • Salas privadas, com controle de acesso de participantes;
  • Boa qualidade para transmissão ao vivo;
  • Chat ao vivo;
  • Fórum para discussão.

Planejar o formato e o conteúdo

Definir o formato do workshop online é fundamental para conduzir o evento virtual com organização e coerência. Primeiramente, defina os conteúdos abordados e quem irá apresentar: você ou um palestrante convidado.

Em seguida, defina se o formato será uma aula ou uma conferência. Na aula, o apresentador segue um script do que irá falar e somente o seu microfone fica aberto, os participantes interagem apenas pelo chat.

Já a conferência, tem um formato mais colaborativo e interativo, todos os participantes podem falar e conversar em tempo real, simulando um encontro presencial.

Outros pontos a serem planejados quanto ao formato do workshop online, são:

  • Definir como será a captação dos participantes, por meio de uma inscrição no seu site ou um formulário no Google Forms, por exemplo; 
  • Será gratuito ou pago? Qual o valor e formas de pagamento?
  • A ordem dos módulos, se terá intervalos, etc.;
  • Será aberto espaço para tirar dúvidas?

Equipamentos

Para realizar a transmissão do seu workshop online, é importante ter bons equipamentos, para captar imagens e sons com qualidade, e oferecer uma boa experiência aos participantes.

Além disso, invista na iluminação e garanta uma boa conexão com a internet para sua transmissão não ser interrompida ou Não se esqueça também de preparar o cenário!

Divulgação

Por fim, antes de realizar o workshop online, é preciso divulgar o evento virtual e atrair o público interessado. A divulgação pode ser feita através do marketing digital gratuito, nas redes sociais, site, blog e e-mail, ou em anúncios pagos.

Durante o evento

Para conduzir o workshop online, é preciso planejar sua apresentação durante o evento virtual, seguindo os seguintes passos:

  • Seguir o roteiro: defina um roteiro para seguir durante a apresentação, para guiar suas falas e seguir com coerência o assunto, mas procure ser natural, sem narrar o que está no script de maneira decorada;
  • Interagir com os participantes: convide-os a participar pelo chat ou pelo microfone, abra espaço para fazerem perguntas e tirar suas dúvidas, fazer comentários e sugestões;
  • Emitir certificado: oferecer um certificado de participação ao final do evento, agrega valor ao seu workshop online, gera um sentimento de conquista aos participantes e amplia a divulgação do seu trabalho com o compartilhamento do documento nas redes sociais, por exemplo.

Pós-evento

Após finalizado o seu workshop online, é interessante manter o relacionamento com o seu público, para fidelizá-los a participarem de eventos futuros e também comprarem seus outros produtos, caso tiver.

Aproveite os dados que você coletou os dados dos participantes e utilize para enviar e-mail marketing para compartilhar conteúdos, informações sobre novos eventos, novos produtos, entre outros.

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