Blog

Loom: o que é e como usar?

loom, comunicação por vídeo, gravar vídeos rápidos

Loom é uma empresa que oferece software de comunicação por vídeo, que permite gravar vídeos rápidos, bem como fazer edição, transcrição e compartilhar o link do vídeo gravado com outras pessoas.

É possível fazer gravações direto da tela do seu computador ou da câmera, facilitando a comunicação por vídeo, como reuniões, tutoriais e videoaulas. Além disso, o Loom também permite fazer gravação de áudio.

Com o Loom, é possível:

  • Criar apresentações;
  • Gravar apenas vídeos pela Webcam ou apenas a tela do computador;
  • Capturar a tela inteira ou apenas uma aba;
  • Controlar a imagem reproduzida pela webcam.

Para utilizar essa ferramenta, não é necessário instalar o software no seu computador, é possível utilizá-la como extensão do Google Chrome.

Exemplos de como usar o Loom

O Loom é ideal para vídeos rápidos e objetivos, com o intuito de estabelecer uma comunicação por vídeo, como os exemplos a seguir.

Tutorial com o Loom

Com a função de gravação de tela, é muito simples gravar vídeos rápidos de tutorial, com o passo a passo de como fazer determinada tarefa. Com o Loom, você pode obter a imagem do desktop inteiro ou somente de uma aba, com ou sem áudio.

Onboarding com o Loom

Para realizar o onboarding, uma boa opção é fazer um tour virtual capturando apenas a imagem da câmera do notebook. Para abordar outros assuntos, como a produtividade em home office, basta gravar diretamente a webcam.

Capacitação com o Loom

É possível ensinar uma determinada habilidade aos colaboradores, através de um vídeo explicativo com uma demonstração prática, ao invés de promover um treinamento mais elaborado.

Como utilizar a ferramenta?

Utilizar o Loom é muito simples! Confira 3 passos para começar a gravar hoje mesmo!

1. Instalar o plugin

Basta abrir o navegador do Google Chrome e instalar a extensão do Loom, acessando este link. Após realizar a instalação, certifique-se que a ferramenta já está visível na tela do navegador, no canto superior direito.

2. Fazer um cadastro na ferramenta

Após instalar o plugin, basta fazer o cadastro gratuito e começar a usar o Loom. Para se cadastrar, utilize uma conta do Google, da Apple ou do Slack. Em seguida, leia e aceite os termos de privacidade e, por fim, confirme o cadastro e se prepare para começar a gravar.

3. Gravação

Antes de iniciar a gravação, é importante ter em mente um roteiro do irá abordar no vídeo. Para gravar, o passo a passo é:

  • Abra o plugin do Loom no Chrome;
  • Permita acesso ao microfone e a câmera;
  • Clique em “novo vídeo”;
  • Selecione uma das opções para a captura da tela (tela e câmera, somente a tela ou apenas a câmera.

Nos casos de tela e câmera ou somente tela, aparecem outras duas opções: gravar toda a tela ou somente a aba atual. Nesse caso, não aparecem outras informações enquanto você está gravando.

  • Inicie a gravação clicando em “start recording” e, depois, em “compartilhar”;
  • Para finalizar a gravação, basta clicar em “interromper o compartilhamento”;
  • Após finalizar, copie o link e compartilhe seu vídeo com quem quiser.

Todas as gravações ficam salvas na biblioteca pessoal do Loom, onde é possível criar pastas, editar os vídeos, fazer downloads, copiar os links e compartilhá-los quando quiser.

___________________________________________________________________

Para compartilhar videoaulas ou fazer transmissões ao vivo, você também pode utilizar a plataforma eadSimples!

Com a nossa plataforma de ensino, você pode criar e hospedar cursos online, disponibilizando videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados