Blog

Rapport em vendas: 6 dicas para vender mais!

Rapport em vendas, curso online, plataforma ead

Rapport em vendas é uma técnica essencial para te ajudar a se conectar com os clientes e vender mais, também pode ser utilizada para captar mais alunos para o seu curso online na plataforma EaD.

Todos que trabalham com vendas, seja de produtos ou serviços, desejam atrair mais clientes para ampliar o negócio, mas muitos não percebem a importância de estabelecer uma comunicação assertiva para vender mais.

É aí que entra o rapport em vendas! Continue lendo o post e entenda o que é essa técnica e como aplicar no seu negócio de curso online na plataforma EaD.

O que é rapport em vendas?

Rapport é uma palavra de origem francesa, que significa relacionamento próximo, conexão, identificação com o outro, empatia, ou seja, o rapport em vendas é uma técnica que busca estabelecer uma relação positiva com o cliente, rompendo a resistência existente em uma abordagem comercial, que dificulta a venda.

Ao atender um potencial cliente com empatia, cria-se uma relação de confiança, pois o vendedor se coloca no lugar do outro e entende suas necessidades, oferecendo soluções com seu produto ou serviço.

No rapport em vendas, o vendedor não está preocupado apenas em efetivar a venda, ele deseja satisfazer o cliente e fidelizá-lo, sendo atencioso as suas necessidades e expectativas.

Dessa forma, o cliente sente-se importante e acolhido, sente-se a vontade para dialogar, tirar dúvidas, dar sugestões e ter suporte sempre que precisar, gerando confiança para efetivar a compra.

Existem dois tipos de rapport em vendas, que você pode aplicar para vender seu curso online:

  1. Empatia presumida: ocorre quando o vendedor apresenta um fato e o cliente parece concordar, dizendo uma frase reafirmar a ideia.
  2. Empatia condicional: o vendedor faz perguntas e prossegue a abordagem conforme a resposta do cliente.

Qual a importância do rapport em vendas?

O rapport em vendas é muito importante para iniciar a abordagem, pois ajuda a “quebrar o gelo”, com uma comunicação mais afetuosa e fluida, não tão mecânica e protocolar, tornando o potencial cliente mais aberto a receber informações e dialogar com o vendedor.

Quando o rapport é estabelecido, vendedor e cliente estão em sintonia, dispostos a fazer negócio, quem procura o curso online, por exemplo, terá o que deseja com quem está vendendo a solução.

Essa técnica facilita bastante ambas as partes, aumentando assim as vendas e gerando satisfação no cliente, podendo, inclusive, indicar para os amigos e familiares, devido ao bom atendimento que teve.

6 dicas para criar rapport em vendas do seu curso online

O rapport em vendas ajuda a diminuir as barreiras entre vendedor e cliente, quem sabe utilizar essa técnica consegue ultrapassar qualquer impedimento para a compra do curso online, deixando o aluno seguro para efetivar a compra.

Confira 5 técnicas essenciais para gerar rapport em vendas para o seu curso online!

1. Conheça o seu público

Conhecer bem o seu público ajuda a decidir qual abordagem utilizar para se comunicar com ele, identifique quais tópicos se interessa mais e explore durante o atendimento.

Você pode se basear nas interações que recebe nas páginas do seu curso online na internet, quais posts recebem mais reações, por exemplo, que tipo de comentário o público faz, quais vídeos recebem mais visualizações, etc.

2. Utilize a técnica do espelhamento

A técnica do espelhamento consiste em repetir os gestos, a linguagem e as reações do cliente, gerando uma conexão com ele, pois a comunicação se torna mais próxima e gera uma identificação.

Essa técnica mostra o interesse do vendedor em se conectar com o cliente, que se sente a vontade e aberto a fazer negócio, pois as barreiras com relação ao seu curso online foram quebradas com a empatia gerada.

3. Ofereça recompensas

Para criar rapport em vendas e deixar o cliente mais interessado em ter acesso a sua plataforma EaD, ofereça pequenos ganhos rápidos, como uma amostra grátis de um material, dicas para alcançar um objetivo, entre outros.

Essa técnica é chamada de quick win, tem como objetivo gerar autoridade e estreitar o relacionamento com os clientes, seja na captação ou na fidelização.

4. Mostre o valor do seu curso online para o cliente

Apresentar o valor do seu curso online para quem está interessado em comprá-lo, é fundamental para criar uma conexão com ele, sabendo as vantagens que terá ao efetivar a matrícula e acessar a plataforma EaD.

Por isso é importante conhecer bem o seu público, para oferecer exatamente a solução que ele procura.

5. Mantenha sempre o bom humor

Dificilmente alguém irá comprar algum produto ou serviço se for mal atendido, evite uma postura muito séria e uma linguagem mecânica, pois isso afasta os clientes. Procure sempre manter sempre um senso de humor e leveza para criar rapport em vendas.

Quando estamos em uma conversa fluida e com bom humor, nos sentimos mais a vontade para efetivar uma compra.

6. Dirija-se ao cliente pelo nome

Ser chamado pelo nome gera maior proximidade e sensação de exclusividade, dessa forma, o cliente se sente mais aberto para comprar seu curso online, entende que não é tratado somente como mais um número, torna o atendimento mais humanizado.

___________________________________________________________________

A eadSimples possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online, garantindo um ensino à distância de qualidade aos seus alunos.

Com nossa plataforma EaD, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Aproveite condições imperdíveis na Black November da eadSimples! Tenha sua própria plataforma EaD com até 71% Off! Clique aqui e confira!

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados