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Clickbait no YouTube: saiba por que não usar!

clickbait, youtube

Clickbait é uma prática bastante utilizada para chamar a atenção do público para clicar nos vídeos do YouTube, contabilizando imediatamente a visualização. Embora pareça assertiva, essa ação não é recomendada.

Entenda no post porque não utilizar o clickbait e confira 5 alternativas para gerar engajamento nos seus vídeos.

O que é clickbait?

Clickbait é um termo em inglês que significa “isca de cliques”, isto é, uma estratégia para atrair o público a clicar no seu vídeo a partir de um título atrativo que desperta curiosidade.

O título é bastante sensacionalista, com um tom de exagero, urgência e soluções milagrosas, não condizente com o conteúdo do vídeo, utilizado somente para garantir cliques e aumentar o número de visualizações.

Quando o espectador começa a assistir ao vídeo, logo percebe que o conteúdo não entrega o prometido na chamada, somente uma resposta vaga, até porque costuma ser uma promessa utópica.

Por que não usar o clickbait?

O clickbait promete algo que não pode cumprir, dessa forma, decepciona o público e faz você perder aquela audiência, além de perder a credibilidade, ou seja, seu conteúdo não está agregando valor.

Seu canal no YouTube passa a ser considerado sensacionalista, ser marcado como “não gostei”, receber comentários negativos, perder inscritos e uma série de repercussões prejudiciais.

Com isso, os próximos vídeos que você publicar tendem a não ser assistidos por quem já conhece a sua estratégia com o clickbait, diminuindo o engajamento do seu canal.

Exemplos de clickbait que você deve evitar:

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5 dicas para produzir bons títulos e não precisar do clickbait

Você não precisa utilizar clickbait para atrair o público a clicar nos seus vídeos, é possível criar títulos atrativos sem ser apelativo, gerando credibilidade e boa impressão ao seu canal.

1. Seja honesto

Os títulos com clickbait costumam ser mentirosos, o conteúdo não costuma entregar o que promete. Dessa forma, faça um título coerente com o conteúdo do seu vídeo, para ser honesto com o público e gerar credibilidade no seu trabalho.

2. Objetividade

Escolha uma frase para o título que revele o conteúdo do vídeo de maneira objetiva, para o espectador saber exatamente o que irá assistir, isso pode motivar uma pessoa interessada no assunto a clicar.

3. Dê urgência ao conteúdo

Utilize palavras que sugerem urgência no título, como forma de persuasão, mas seja honesto e coerente com o que realmente irá apresentar no vídeo, para não fazer clickbait no YouTube.

4. Utilize palavras-chave

Elabore o título com as principais palavras do tema do vídeo, assim, facilita ter visualização do público interessado no assunto. Inicie o título com as palavras-chave, seguidas de dois pontos e uma breve descrição do vídeo.

5. Utilize listas

Criar títulos com listas é uma forma de atrair espectadores para o seus vídeos, as pessoas costumam gostar de acompanhar dicas, opiniões e comparações entre diferentes elementos, por exemplo, “Conheça as 5 melhores plataformas EaD”.

Com essas dicas, você não precisa mais usar clickbait para gerar visualizações!

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