Blog

A relação entre professores e alunos na EAD

professor ead

O ensino à distância é uma nova tendência da educação. Uma das razões que aceleraram essa tendência foi a internet. Por esta razão cursos, graduações e especializações e afins, passaram a ser realizados de maneira online.

Mas é normal ter alguns questionamentos: como fica a relação entre professor e aluno, se ambos mantêm contato através dos meios virtuais de comunicação, como chats, bate-papo e webcams? Como o professor avalia a participação de cada aluno?

Neste novo momento da educação, os programas de EAD precisaram mudar os papéis dos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Professores

Além de conhecer o conteúdo a ser ministrado, os professores precisaram passar a saber manipular os equipamentos de atendimento ao aluno. Inclusive, é necessário ter criatividade e adotar novos instrumentos para facilitar o processo educacional.

O professor da EAD tem uma função fundamental no ensino. É papel do mesmo promover a autonomia do aluno e estar ciente das diferenças individuais, promover espaço de conversa, discussão e feedback para os alunos, iniciar a relação professor-aluno na EAD  e fornecer materiais e orientação para a aprendizagem.

Aluno

O aluno deve estar cientes que ele é o responsável pelo próprio aprendizado. Ele deve decidir o que quer aprender, estabelecer objetivos e utilizar a tecnologia ao seu favor, tanto para interagir com colegas e professores, como para realizar pesquisas e aperfeiçoar conhecimentos.

A relação entre professor e aluno

No ambiente a distância, professores e alunos precisam se moldar. O professor passa a buscar novas formas de ensinar e os alunos procuram fazer o automonitoramento. Desta forma, a relação entre ambos pode ser melhor desenvolvida.

No EAD, os professores não têm acesso direto aos recursos verbais, não-verbais e feedback dos alunos. Por tanto, é essencial que, quando com dúvidas, os alunos façam o uso da comunicação, seja através da fala ou dos meios escritos.

A qualidade da relação professor-aluno na EAD e a interação na educação a distância tem aumentado com os avanços das tecnologias de comunicação.

Para que tudo dê certo, que a formação seja de sucesso e o aluno atinja os objetivos, ambas as partes devem cumprir com o seu papel: professores e alunos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Artigos Relacionados