Blog

Entenda qual a diferença entre EAD e presencial?

EAD

Está com dúvidas sobre os modelos? Entenda agora quais as diferenças entre eles.

O avanço da tecnologia tem transformado e se tornado aliado da educação. Uma das mudanças proporcionadas é a possibilidade de estudar sem frequentar a instituição de ensino diariamente. Tanto a modalidade EAD quanto a presencial têm o mesmo objetivo final, o aprendizado dos indivíduos. No entanto, as trajetórias para chegar a esta finalidade são distintas.

Ainda é normal surgirem dúvidas sobre as diferenças entre as formas de ensino e qual vale mais a pena. Diante disso, preparamos este post para ajudar você a entender quais são as diferenças entre esses dois modelos e o que é preciso considerar para escolher entre eles.

Formato das aulas

A diferença mais marcante entre EAD e presencial sem dúvidas é o formato da aula. No ensino presencial as aulas acontecem em horários fixos, em salas de aula ou laboratórios, sempre com a presença do professor. Enquanto que, no EAD, as aulas acontecem por meio das plataformas virtuais de aprendizagem e ficam disponíveis para serem acessadas no melhor horário que o aluno tenha disponível. Outra vantagem é que, já que os conteúdos ficam disponíveis em tempo integral, também há a possibilidade de repetir as aulas quantas vezes.

Metodologia

Em cursos presenciais frequentemente há trabalhos acadêmicos, seminários e provas. Além disso, por estarem no mesmo ambiente, alunos e professores conseguem conversar com mais imediatismo sobre os temas que são estudados. Já na educação a distância, além dos vídeos, são utilizadas aulas ao vivo, podcasts, provas, além dos fóruns que permitem aos alunos e professores realizarem um debate sobre determinado tema. Além disso, há obrigatoriedade no processo de autonomia para o estudante. Nesta modalidade, o aluno necessita construir seus próprio aprendizados, ainda que tenha acesso aos professores.

Networking

Essa é outra diferença entre os ensinos. No EAD, o contato com professores e colegas de turma acaba sendo menor. E no presencial, a rotina permite um convívio consideravelmente mais próximo com professores e colegas. Uma das vantagens é conhecer pessoas com interesses semelhantes e criar o networking. Todavia, isso não é o que vai determinar se o EaD vale a pena ou não. Através desse método também é possível conhecer pessoas e trocar conhecimentos, por meio da plataforma e chats.

Custo

Outro fator considerável é a questão de preços. Os cursos EAD podem ser consideravelmente mais em conta do que cursos presenciais. Isso porque um ambiente físico para os alunos é mais custoso do que um lugar para gravar as aulas.

Tecnologia

Tecnologias são indispensáveis para fazer o EAD acontecer. Tanto para acompanhar as aulas, quanto para postagem dos materiais de cada disciplina. Orienta-se que o aluno tenha noções básicas para conseguir manipular os instrumentos tecnológicos e acompanhar as tarefas. No caso do ensino presencial, o uso das tecnologias é menor.

Ambas as opções de ensino tem suas vantagens. A escolha vai depender muito da necessidade de cada estudante. Vale ressaltar que nenhuma é melhor que a outra. As duas modalidades de ensino são importantes, possuem suas próprias características e têm propostas similares.

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância de cursos e treinamentos online de instituições de ensino e universidades corporativas. Desde 2008 buscamos ajudar instrutores a disponibilizar online seus treinamentos e aulas. Desde então, já alcançamos mais de 1,8 milhão de acessos por dia somados nas páginas dos clientes e mais de 800 instituições utilizam a nossa plataforma.

Gostou desse conteúdo? No site da eadSimples você encontra conteúdos deste segmento, planos de assinatura e diversas instituições que optaram por utilizar a plataforma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Artigos Relacionados