Blog

Como enfrentar os problemas do EAD

aula ead

A educação a distância é repleta de benefícios tanto para os alunos como para os docentes – valores acessíveis, evitar custos, flexibilidade de horários e ambientes, novos formatos de aulas e gerenciamento facilitado de turma. Apesar de interessante para todos os envolvidos, o sistema ainda não é perfeito e são muitos os desafios a serem superados. Em primeiro lugar está a falta de familiaridade com o EAD e em segundo, nem todos possuem acesso a um bom equipamento e uma conexão banda larga estável. Mas, além desses problemas, quais são os que mais prejudicam o ensino a distância?

Falta de disciplina

O ensino remoto requer uma capacidade de disciplina e autogerenciamento. Saber trabalhar bem sozinho sem precisar de cobranças externas. Porém, a maioria dos alunos não possuem essa habilidade. E um dos fatores que comprometem ainda mais a falta de disciplina são as distrações, especialmente aos alunos.

Ausência de comunicação

A falta de comunicação, tanto entre alunos/professores e alunos/alunos, pode comprometer o desenvolvimento de todos. Seja na questão de responder dúvidas ou na execução de trabalhos avaliativos, quando não existe uma comunicação eficiente, as chances de fracasso aumentam consideravelmente.

Desânimo

A falta de interação humana e a falta de matérias estimulantes são apenas alguns dos motivos que desmotivam. Isso acontece quando as aulas são monótonas e maçantes, e quando não há uma conexão entre a turma. Estudos apontam que a falta de contato humano e a sensação de sobrecarga aumentam a ansiedade.

Como enfrentar estes problemas?

Quando há o interesse em ensinar e aprender, sempre existe uma solução. Apresentamos algumas ações simples para resolver os problemas de falta de equipamento e conexão banda larga:

● Produzir aulas mais curtas e em arquivos mais leves;

● Produzir podcast;

● Dispor de canais de contato que consomem menos dados,

● Utilizar plataformas versáteis.

Já quando os assuntos são disciplina, comunicação e desânimo, também temos as soluções:

Plano de aula

Para que tanto alunos quanto professores possam se organizar e manter uma disciplina, o recomendado é adotar o plano de aulas. Nele deve conter as datas das aulas e atividades avaliativas, os conteúdos que serão abordados, metodologias, referências e materiais de apoio. Este recurso orienta o processo de ensino-aprendizado e ajuda com que todos possam criar o hábito da disciplina. E para ajudar a acabar com o desânimo, é possível incluir no plano de aulas atividades diferentes da habituais.

Chats

Para evitar que a falta de comunicação afete negativamente docentes e alunos, o ideal é manter uma conexão entre todos, seja através de um chat na própria plataforma ou em aplicativos de conversa, como WhatsApp. Assim, todos podem trocar informações e responder dúvidas quanto a aula. Isso também ajuda a gerar ânimo, afinal o contato humano faz toda a diferença.

Plataforma

Uma plataforma intuitiva, fácil de mexer e com todo o suporte necessário também faz a diferença na prática de um curso remoto. Primeiro porque os alunos e docentes conseguem acessar com facilidade e segundo porque nela é possível incluir todo o material necessário para os alunos, desde plano de ensino até chats. Uma plataforma bem equipada já é a solução da maioria dos problemas, desde a disciplina até acabar com o desânimo.

A eadSimples pode habitar o seu curso e te ajudar a evitar estes problemas.

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância de cursos e treinamentos online de instituições de ensino e universidades corporativas. Desde 2008 buscamos ajudar instrutores a disponibilizar online seus treinamentos e aulas. Desde então, já alcançamos mais de 1,5 milhão de acessos por dia somados nas páginas dos clientes e mais de 300 instituições utilizam a nossa plataforma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Artigos Relacionados