Blog

A importância de um bom plano de aulas para o EAD

sala de aula

O número de estudantes que ingressaram em cursos a distância aumentou significativamente nos últimos anos – um dos fatores que podemos considerar é o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. E ter um conteúdo atraente na plataforma faz com que cada vez mais alunos tenham interesse no EAD. No entanto, para criar aulas de sucesso é necessário montar um bom plano de aulas. A Plataforma eadSimples reuniu dicas de como produzir um roteiro de aulas atrativo para os alunos, mas primeiro vamos mencionar o que é um plano de aula.

O que é o plano de aula?

Nada mais é do que um documento de trabalho dos professores. Nele contém tudo que será abordado durante as aulas, previsão de atividades avaliativas, os recursos e ferramentas que serão utilizadas e também materiais de apoio. O objetivo é aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos.

Os primeiros passos para produzir um roteiro de aula é avaliar quem é o público alvo, qual a duração da aula, quais os conteúdos serão abordados e claro, qual o objetivo a ser alcançado.

A seguir vamos focar nos fatores que vão ajudar a tornar o plano de aula em algo atrativo e de sucesso.

Objetivos do curso

Identifique quais os objetivos para o curso, a turma e a instituição de ensino. A princípio pode parecer uma etapa desnecessária, mas com ela é possível avaliar o avanço, os erros e como melhorar.

Tecnologias utilizadas

Nas aulas a distância o uso de computadores, smartphones, internet, sistema de aulas remotas (AVA), programas de gravação de vídeo e afins são essenciais para que o conteúdo seja transmitido. É preciso saber fazer o uso destas tecnologias e aplicá-las no plano.

Tema das aulas

Escolher com exatidão qual o tema de cada aula auxilia tanto o docente como o aluno a ter mais controle e organização sobre cada conteúdo. Este passo é primordial para manter um plano alinhado.

Ainda neste tópico podemos mencionar a questão de cronogramas e prazos. É importante definir o tempo de cada aula e as datas que deverão ser entregues as atividades avaliativas. No entanto, deve-se compreender que há possibilidade de improviso do tema e também novas remarcações de datas.

Formato do conteúdo

Para tornar a maneira de aprendizagem mais atrativa os docentes podem intercalar o formato das aulas. Podem ser utilizadas imagens, vídeos, podcasts, livros, entre outros. O importante é buscar formas de manter a atenção do estudante voltada para a aula.

Além das dicas citadas acima, as formas tradicionais de aula presencial podem ser adotadas também no EAD. Os professores e gestores podem usar o conhecimento e prática adquiridos ao longo dos anos de experiência com a docência presencial para elaborar o planejamento de aulas a distância.

Uma dica extra: Busque manter sempre a interação com os alunos. Isso porque, é preciso que o estudante se sinta acolhido para adquirir o conhecimento.

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma eadSimples e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Artigos Relacionados